sábado, 4 de setembro de 2010

ROTOR DA USINA DE ESTREITO



O Consórcio Estreito Energia (Ceste) instalou na sexta-feira (6/8) o rotor da primeira unidade geradora da hidrelétrica de Estreito (MA/TO), de 1.087 MW. Com investimentos de R$ 3,9 bilhões, a usina está prevista para entrar em operação comercial em janeiro de 2011.

Com 15 m de altura, o rotor pesa cerca de 500 t e possui 10 m de diâmetro. O componente foi transportado por rodovia até o local da obra, no rio Tocantins. O fornecimento dos equipamentos eletromecânicos é feito pela Voith Hydro e Alstom. Ao todo são oito turbinas do tipo Kaplan, de 135 MW cada.

“A descida do rotor é uma etapa importante que foi vencida. Estamos agora superando os caminhos críticos para poder fechar o reservatório em outubro e colocar o equipamento em pré-operação”, conta o presidente do Ceste, José Renato Ponte.

Para realizar o enchimento do reservatório, de 400 km², o consórcio necessita da licença de operação do Ibama. Para isso, ainda é preciso concluir o remanejamento da população afetada. Resta realocar ainda 80 famílias. Ao todo, o empreendimento necessitou do remanejamento de 2,1 mil famílias.

Segundo Ponte, as obras estão 80% concluídas. Cerca de 80% da barragem está construída, alcançando um nível que já possibilita o enchimento do lago da usina. Ainda este ano, os empreendedores esperam descer o rotor da segunda máquina da hidrelétrica. Cerca de 10 mil pessoas estão trabalhando na obra.

TUDO CERTO

Hoje sábado (04) as 15 e 30 horas foi normalizado o sistema de iluminação nas praias do meio e cacau, o fornecimento de energia foi interrompido no ultimo final de semana por razão de segurança, visto que as águas do rio Tocantins subiram de forma repentina, segundo a Defesa Civil do município o fato se deu pela hidrelétrica de estreito, qual esta em reparos e conclusões técnicas para seu devido funcionamento definitivo em Janeiro de 2011.

EDUCAÇÃO

SEMANA DA PÁTRIA
Desfiles acontecem na zona rural no fim de semana


Os desfiles em comemoração à Semana da Pátria acontecem em diversas partes da cidade desde o dia 1º. Santa Rita, Vila Lobão, Vila Nova, Vilinha e Conjunto Vitória foram alguns dos polos (bairros) nos quais a Prefeitura de Imperatriz, através da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer (SEMED), presenteou os moradores com a realização dos desfiles. A população compareceu em massa para conferir o resultado dos trabalhos de gestores, professores e alunos. Além dos moradores, quem também conferiu de perto a beleza dos desfiles foi o professor Zesiel Ribeiro, secretário municipal de Educação, juntamente com membros da equipe da SEMED e autoridades convidadas. Durante o fim de semana, sábado (4) e domingo (5), os desfiles acontecem na zona rural do município.
Hoje, a partir de 7h30, acontece o desfile no Povoado Petrolina e no fim na tarde, às 16h30, será no Povoado Coquelândia. Na manhã de domingo, desfilarão as escolas do Povoado Lagoa Verde.
Conforme explicou o secretário Zesiel, os desfiles na zona rural do município têm o objetivo de promover a igualdade de condições de ensino e aprendizagem dos alunos da educação do campo. “Todos os alunos têm o direito de participarem das festividades da Independência. Assim, para que seja possível esta participação, a Secretaria de Educação realiza os desfiles nos polos. E nos povoados acontece da mesma forma.”
A Semana da Pátria, aberta no último dia 31, terá continuidade com os desfiles nos polos tanto da zona urbana quanto da zona rural de Imperatriz, encerrando com o grande Desfile da Independência no Dia 7 de Setembro. (Comunicação)