quinta-feira, 24 de abril de 2014

IMPERATRIZ PARTICIPA DE CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM GESTÃO DE RISCO DE DESASTRES

Imperatriz – O superintendente da Defesa Civil de Imperatriz, Francisco das Chagas Silva, o Chico do Planalto, participa no período de 22 a 26 desse mês do curso de “Atualização em Gestão de Riscos de Desastres”, em São Luís.


O evento, realizado na sede do comando-geral do Corpo de Bombeiros do Maranhão, é resultado do acordo de cooperação técnica firmado entre a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Segundo ele, o curso tem como meta promover a capacitação e o treinamento de formar profissionais preparados para agir diante de um desastre, visto que o clima em todo o mundo está causando diversos eventos intensos e frequentes, o que aumenta a necessidade de capacitar os órgãos de defesa civil.
“Nós consideramos louvável essa iniciativa de capacitar os agentes de defesa civil, no Maranhão”, disse ele, ao lembrar que desde o começo da gestão do prefeito Sebastião Madeira tem recebido apoio e participado desses eventos de fundamental importância para o município de Imperatriz.
Chico do Planalto contou ainda que o curso reúne agentes da defesa civil de todos os estados da federação, onde participam de grupos de trabalho, palestras e questionamentos. Duas instrutoras – Espanha e Argentina – ministram palestras aos técnicos em defesa civil. Ele reitera que o curso aborda eventos ocorridos nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina e na Bahia. “Temos observado ocorrências registradas nos anos 1999 a 2013, como enchentes, enxurradas, deslizamentos e tremores de terra”, finaliza. [Gil Carvalho]