quinta-feira, 9 de junho de 2011

Defesa Civil começa a fiscalizar bares em Imperatriz

A operação “pente fino” tem caráter preventivo; meta é evitar acidentes

Imperatriz – O superintendente da Defesa Civil, Francisco das Chagas Silva, o Chico do Planalto, garantiu que diversas ações têm sido desenvolvida pelo órgão desde o começo do ano em Imperatriz. “Temos feito depois do período invernoso, fiscalizações em postos de combustíveis e revenda de gás de cozinha”, disse.

Ele informou ainda que a superintendência deflagrou nessa semana uma operação “pente fino” com objetivo de levantar a quantidade de bares em funcionamento na cidade de Imperatriz. “Vamos convocá-los para que procedam à legalização de funcionamento dos bares”, frisou.

Chico do Planalto considera de suma importância à realização da operação como forma de inspecionar itens de segurança que são exigidos pela legislação. “Essa operação será realizada em todos os bairros da grande Imperatriz”, garantiu.

VERANEIO 2011

A Defesa Civil começa ainda neste mês a organizar o período de veraneio que acontecerá nas praias do Cacau e do Meio, em Imperatriz. “Já apresentamos o projeto ao prefeito Sebastião Madeira, bem como discutimos com o Corpo de Bombeiros a parceria para atuarmos juntos nas praias do rio Tocantins”, emenda.

O superintendente falou também que o município abriu inscrições para a seleção de guardas vidas que atuarão durante o veraneio nas praias do Cacau e do Meio. “Temos pelo menos 80 candidatos que farão o TAF – Teste de Aptidão Física na próxima segunda-feira, dia 16, na Avenida Beira-Rio; dia 17 o teste de natação na Unisulma”, contou.

O curso será realizado durante uma semana na piscina do 50º Batalhão de Infantaria e Selva, na Avenida Bernardo Sayão, em Imperatriz. O treinamento será ministrado por oficiais do Corpo de Bombeiros Militar.

Por Gil Carvalho

Pressionado Governo Cria Secretária de Defesa Civil

O governo do Rio de Janeiro anunciou na tarde desta quinta-feira (9) a antecipação do reajuste dos bombeiros, após uma manifestação da categoria que terminou com a prisão de mais de 400 homens da corporação no último sábado (4).

Segundo nota oficial, o governo enviou à Assembleia Legislativa do Estado mensagem antecipando de dezembro para julho os seis meses de reajustes salariais para bombeiros, policiais militares, policiais civis e agentes penitenciário.

“O reajuste para essas categorias será de 5,58% --um esforço orçamentário que gera impacto de R$ 323 milhões no caixa do Estado. Vale lembrar que, somados aos reajustes de janeiro a junho deste ano, as categorias passam a acumular 11,5% de aumento salarial em 2011”, afirma o governo.
O total de servidores reajustados é de 127.276, sendo 69.560 ativos, 32.023 aposentados e 25.693 pensionistas.

Cabral também decidiu retirar o Corpo de Bombeiros do escopo da Secretaria de Saúde do Estado e criou uma Secretaria de Defesa Civil.