O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou nesta segunda-feira (29) os resultados de uma pesquisa sobre a campanha de esclarecimento feita para as eleições de 2010.
O estudo aponta que 20,6% do eleitorado já não lembram mais em quem votaram para senador. O índice sobe para 21,7% quando a pergunta é sobre o voto para deputado federal e para 23% em relação ao voto para deputado estadual.
A pesquisa foi realizada de 3 a 7 de novembro, apenas alguns dias após o segundo turno das eleições, em 30 de outubro. O levantamento tem margem de erro de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos. Foram 2 mil entrevistas nas cinco regiões do país e em 24 estados. Segundo o TSE, um sorteio aleatório selecionou 136 municípios nesses estados.
Em pergunta específica sobre a fonte de informação utilizada para se decidir quanto ao segundo turno, 44,2% dos entrevistados afirmaram que já estavam decididos pessoalmente. Outros 18,8% responderam que debates entre os candidatos na televisão e no rádio contribuíram para a decisão. Programas de candidatos na TV apareceram com 15,5%.
Também foi perguntado aos entrevistados qual o meio de comunicação que eles mais utilizaram para se informar sobre política e eleições. O resultado mostrou que 56,6% se informam principalmente pela televisão e 18,4%, por meio de conversa com amigos e parentes. Em seguida aparece a internet, com 9,9%, ficando à frente de jornais impressos, rádio e de revistas.
A respeito dos canais televisivos, 79% responderam que assistem com freqüência à TV Globo. Em segundo lugar aparece a TV Record com 60,4%, seguida por SBT, com 37,8%, e TV Bandeirantes, com 25,6%.
Os entrevistados tinham entre 16 e 70 anos, com variação de escolaridade entre a 4ª séria do ensino fundamental e o ensino superior completo.
O estudo aponta que 20,6% do eleitorado já não lembram mais em quem votaram para senador. O índice sobe para 21,7% quando a pergunta é sobre o voto para deputado federal e para 23% em relação ao voto para deputado estadual.
A pesquisa foi realizada de 3 a 7 de novembro, apenas alguns dias após o segundo turno das eleições, em 30 de outubro. O levantamento tem margem de erro de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos. Foram 2 mil entrevistas nas cinco regiões do país e em 24 estados. Segundo o TSE, um sorteio aleatório selecionou 136 municípios nesses estados.
Em pergunta específica sobre a fonte de informação utilizada para se decidir quanto ao segundo turno, 44,2% dos entrevistados afirmaram que já estavam decididos pessoalmente. Outros 18,8% responderam que debates entre os candidatos na televisão e no rádio contribuíram para a decisão. Programas de candidatos na TV apareceram com 15,5%.
Também foi perguntado aos entrevistados qual o meio de comunicação que eles mais utilizaram para se informar sobre política e eleições. O resultado mostrou que 56,6% se informam principalmente pela televisão e 18,4%, por meio de conversa com amigos e parentes. Em seguida aparece a internet, com 9,9%, ficando à frente de jornais impressos, rádio e de revistas.
A respeito dos canais televisivos, 79% responderam que assistem com freqüência à TV Globo. Em segundo lugar aparece a TV Record com 60,4%, seguida por SBT, com 37,8%, e TV Bandeirantes, com 25,6%.
Os entrevistados tinham entre 16 e 70 anos, com variação de escolaridade entre a 4ª séria do ensino fundamental e o ensino superior completo.
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