quinta-feira, 8 de abril de 2010

DEPUTADO FEDERAL CLEBER VERDE PARCEIRO DA ADMINISTRAÇÃO MADEIRA


O Dep. Cleber Verde preocupado com a situação dos hospitais do município de Imperatriz (MA) em razão da situação precária por falta de UTI, principalmente no que tange ao SUS (Sistema Único de Saúde), intermediou audiência com o Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, que o recebeu em seu gabinete na data de 07 de abril de 2010, acompanhado do Prefeito do Município, Sr. Sebastião Madeira, da Secretária de Saúde e do Secretário Adjunto do estado do Maranhão, Sr. José Márcio. O Prefeito Madeira apresentou ao Ministro as dificuldades que a Saúde de Imperatriz está enfrentando. O Ministro autorizou o município a construção de 20 (vinte) leitos de UTI, e para tanto, vai destinar 4 milhões de reais, e o custeio dos leitos será pela tabela do SUS. Além disso, autorizou a preparar um projeto para construção de 01 hospital em Imperatriz, que contará com 300 leitos. Referido Projeto deve ficar em 50 milhões de reais e será para construção do hospital e compra dos equipamentos necessários para atender de maneira digna e satisfatória à população local. Compromete-se também o Ministro Temporão, a renovar a frota do SAMU, incluindo ambulância equipada para tratamento de alta complexidade. O dep. Cleber Verde agradeceu ao Ministro pelo apoio e pronto atendimento à solicitação, e se colocou à disposição, como Líder da bancada do PRB na Câmara Federal, para se mobilizar junto aos seus pares em favor da regulamentação da Emenda Constitucional 29, que define os percentuais mínimos de aplicação em ações e serviços públicos de saúde, o que proporcionará maiores recursos para a saúde, em nível da União, Estados e Municípios.

CHUVA QUE CAUSOU ESTRAGOS NO RJ CHEGA A SALVADOR


A Prefeitura de Salvador informou que as aulas estão suspensas na rede municipal, nesta quinta-feira (8), por causa das fortes chuvas que atingem a cidade. A Defesa Civil da capital baiana registrou, entre a 0h e as 13hdesta quinta, 250 ocorrencias relativas à chuva que começou durante a madrugada. As mais grave são dois desabamentos de imóveis. Até o inicio da tarde, não havia registro de feridos e desabrigados. Os bairros mais atingidos são Castelo Branco, Tancredo Neves, Águas Claras, Sussuarana, Paripe, Bairro da Paz, Federação e Mussurunga I. Outras áreas da Bahia também sofrem prejuizos devido ao mau tempo. O coordenador executivo da Defesa Civil estadual, Antonio Rodrigues, disee ao G1 que duas pequenas barragens romperam na zona rural de Prado. Na mesma cidade, uma mulher morreu eletrocutada, na quarta-feira, porque pisou em um fio de alta-tensão. Segundo a meteorologista Kelen Andrade, do Centro de Previsão do Tempo e Estudo Climáticos (CPTEC/INPE), a frente fria que passou pelo Rio de Janeiro no inicio desta semana está no oceano e favorece a formação de áreas de intabilidade, principalmente nas regiões do Recôncavo Baiano e de Salvador. Os estados de Sergipe e Alagoas tambem devem ser atingidos. A previsão é de que haja um grande volume de chuvas.

MADEIRA FAZENDO VERDADEIRO PAPEL DE PREFEITO


Durante a audiência, MADEIRA mostrou ao ministro da Saúde Temporão um raio - x da localização geografica e as implicações. No caso, o corre-corre promovido por outros municipios em busca de atendimento médico em Imperatriz. O prefeito testemunhou no ministro, sencibilidade e compreenção. Madeira juntamente com a secrtaria de saúde destacaram também a parceria, atraves da disponibilização de recursos, oferecida pelo governo Roseana Sarney. "É uma questão de justiça", ressaltou - Não estamos aqui buscando culpados para a situação da saúde, que não é diferente de outros municipios e estado. Estamos, sim, buscando soluções que são de responsabilidade dos três governos, Municipio, Estado e União. Dra Conceição. secretaria de saúde, disse sair otimista da reunião, "Espero nesse encontro fazer acontecer o melhor pra nossa gente".