sábado, 5 de fevereiro de 2011

SAÚDE DE IMPERATRIZ


Dando prosseguimento ao trabalho de melhoria, humanização e ampliação dos serviços realizados pelo Hospital Municipal de Imperatriz, a secretaria de saúde Conceição Madeira anuncia que em março aquele centro de saúde passará a oferecer mais um serviço: cirurgias de lábio leporino, também chamada de fissura labiopalatal, ou “ beiço rachado”, como é chamado vulgarmente denominado por alguns segmentos.

O serviço, segundo Conceição Madeira, será coordenado por um cirurgião bucomaxilar e um cirurgião plástico. Imperatriz será a primeira cidade do Maranhão a implantar esse tipo de cirurgia no Maranhão. “ Não existe nem em São Luís” informou a secretaria.

Assim como já ocorre com os pacientes da Urologia e dos portadores do HIV, os portadores, de fissuras labiopalatal, informa a secretaria Conceição Madeira, serão assistidos numa enfermaria especial com toda a comunidade para uma rápida recuperação.

Atualmente, as famílias com algum ente que necessita de um tratamento público cirúrgico de lábio leporino, conseguem, ás vezes , com muita dificuldade, o encaminhamento para fazer o tratamento no município de Bauru (SP) considerado um centro de referência nacional no tratamento desse tipo de fissura. ´

A expectativa da secretaria Conceição Madeira com a implantação desse serviço, é que não haja mais a necessidade para se fazer uma viagem tão longa para conseguir um tratamento desse.

“Nós vamos implantar esse serviço e para tal esperamos contar com as parcerias do Governo do Estado e do Ministério da Saúde, já que por ser único no Maranhão, esse tratamento atrairá pacientes de toda a região e ainda dos Estados vizinhos, como já ocorre com as outras especialidades” concluiu a secretaria.

LÁBIO LEPORINO

A reportagem não conseguiu dados do Maranhão, mas em nível de Brasil, estima-se que a cada 650 nascimentos, uma criança nasce com fissura labiopalatal. Entre os fatores que levariam ao surgimento dessa anomalia estão o uso de álcool ou cigarro, a realização de raios-x na região abdominal, a ingestão de medicamentos, como anticonvulsivantes ou corticóide, durante o primeiro trimestre gestacional, deficiências nutricionais, ale de hereditariedade. A única forma de corrigi-la é a cirurgia.

O lábio leporino O lábio leporino (cientificamente fissura labiopalatal) é uma abertura na região do lábio ou palato ocasionada pelo não fechamento dessas estruturas, que ocorre entre a quarta e a décima semana de gestação.