quarta-feira, 27 de novembro de 2013

CONCEIÇÃO MADEIRA RECEBE HOJE TITULO DE CIDADÃ IMPERATRIZENSE


A solenidade acontecerá no auditório do Palácio do Comércio 

Imperatriz – A Câmara Municipal de Imperatriz realiza nesta quinta-feira (28), a partir das 18h, no auditório do Palácio do Comércio e Indústria (PCI), localizado na rua Bom Futuro, no Centro, a solenidade de entrega de títulos de Cidadão Imperatrizense a personalidades que contribuíram com o desenvolvimento de Imperatriz.

De autoria do vice-presidente da Câmara de Vereadores, Antonio Esmerahdson de Pinho da Silva (PSDB), a médica Conceição de Maria Soares Madeira, atual secretária municipal de Saúde (Saúde) será homenageada com o título de Cidadã Imperatrizense.
Natural de Codó-MA, Conceição Madeira é a quarta filha do casal Raimundo Ribeiro Soares e Maria Antonia Santos Soares.
Ela cursou o ensino primário em Codó; o ginásio em São Luís (Escola São Vicente de Paula) e o científico em Fortaleza-CE (colégio Farias de Brito) e se formou em medicina na Universidade Federal do Ceará.
Em 1977 e 1979, especializou-se em anestesiologia no Hospital Universitário Antônio Pedro em Niterói (RJ).
Em 1979, chega a Imperatriz e trabalha na área aproximadamente por uma década em vários hospitais da cidade (Santa Cecília, São Raimundo, Santa Tereza, Santa Izabel, São Rafael, Santa Maria e Policlínica).
Em 1986 se especializa em ultrassonografia em São Paulo (SP). Volta para Imperatriz e atua na área até 1996, quando seu esposo Sebastião Torres Madeira se elege deputado federal pela primeira vez, se transferindo assim para a capital federal onde também exerceu a profissão de médica na clínica SOS Chek Up, no Lago Sul.
Em 2004 especializou-se também em medicina estética no Centro Brasileiro de Medicina e Cirurgia Estética do Rio Grande do Sul e atuou até 2008 voltando para Imperatriz, neste mesmo ano, para coordenar a campanha do atual prefeito Sebastião Madeira.
Em 2009, assumiu a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) onde desempenhou um excelente trabalho, inclusive implantando e ampliando vários programas sociais, dentre eles, o coral Curumim formado por crianças do PETI, onde até hoje é a madrinha; em 07 de janeiro de 2010 assume a Secretaria Municipal de Saúde (Semus). Em 2013 se inscreveu na especialização em Gestão do Trabalho da Educação e na Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e ainda continua cursando.
Conceição Madeira é mãe de dois filhos: Alberto, médico oftalmologista especializado  em retina e Mariana, formada em relações internacionais e  hoje estudante de medicina  em Brasilia.


Saúde avança e oferece mais de 20 especialidades médicas


Os avanços conquistados na saúde pública beneficiam milhares de pacientes usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que buscam atendimento no Hospital Municipal de Imperatriz (HMI) e no Hospital Infantil e Imperatriz (HII).
São oferecidas 22 especialidades médicas, 80 profissionais e são realizados mensalmente uma media de mais de 13 atendimentos. De janeiro a dezembro foram contabilizados 157 mil 417 procedimentos realizados no Hospital Municipal de Imperatriz, o Socorrão.
Em média, são realizados mais de 7 mil exames laboratoriais mensalmente e servidas mais de 60 mil refeições/mês. Foram 727.014 mil refeições servidas aos pacientes e acompanhantes no período de Janeiro a Outubro. 

Beira Rio: município tem o prazo de 30 dias para cumprir recomendação do MP

Caso a recomendação não seja cumprida dentro do prazo estabelecido pelo MP, o município pode sofrer várias penalidades.


O Ministério Público fez uma recomendação à prefeitura, para que proíba a perturbação do sossego público e medidas para o livre acesso sejam tomadas. A recomendação é consequência da vistoria realizada pela Defesa Civil na Av. Beira Rio no inicio deste mês, que registrou várias irregularidades, como poluição sonora produzida por veículos com som automotivo, além de obstrução de passagem.





A contagem do prazo iniciou no dia 22 deste mês, data do protocolo, e termina dia 22 de dezembro. De acordo com o superintendente da Defesa Civil, Francisco das Chagas, caso a recomendação não seja cumprida dentro do prazo estabelecido pelo MP, o município pode sofrer várias penalidades, que vão depender da inquisição que o promotor solicitar. “São vários danos para o gestor, dentre eles, até a perca do mandato”, destaca.
Para o cumprimento do artigo 33 do Código de Postura do Município, sobre a proibição da perturbação do sossego público, a Prefeitura de Imperatriz e as secretarias de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (Sepluma), Trânsito e Transportes (Setran) e Infraestrutura (Sinfra) devem impedir a circulação e o estacionamento de veículos na área das lagoas da Av. Beira Rio. A proibição será das 18h às 6h, de segunda à sexta-feira, durante todo o dia nos finais de semana e também feriados.
De acordo com o secretário de trânsito, José Ribamar Alves Soares, “a Secretaria de Trânsito está trabalhando no sentido de que o cumprimento do prazo seja cumprido dentro do prazo estabelecido pelo Ministério Público”.
O MP também recomendou que placas de sinalização fossem colocadas em locais de fácil visualização, informando sobre estacionamentos de veículos e os horários proibidos. Ao fim do prazo o MP deve retornar ao local e se não houver cumprimento da recomendação poderá mover uma ação contra a prefeitura, para que a Justiça determine o cumprimento.
Por Evanilde Miranda (Do Minuto)