terça-feira, 13 de agosto de 2013

BANHISTAS SE DIVERTEM NAS PRAIAS DO RIO TOCANTINS COMEMORANDO O DIA DOS PAIS

Domingos Cezar

   As praias do Cacau e do Meio por oferecerem segurança receberam mais banhistas


            
As praias e barrancos de areia do rio Tocantins do lado dos estados do Maranhão e do Tocantins receberam milhares de banhistas no último domingo (11), quando muitas famílias aproveitaram o domingo para comemorar o Dia dos Pais. Nos portos de Imperatriz era visível o elevado número de casais, os quais estavam acompanhados dos filhos.

            Não obstante a grande demanda, os balneários mais procurados pela população são as praias do Cacau e do Meio, em face à segurança oferecida pela Prefeitura de Imperatriz, por intermédio das ações de várias secretarias envolvidas, sob a coordenação da Superintendência Municipal de Defesa Civil, que tem como coordenador Francisco das chagas Silva, o Chico do Planalto.

            A Prefeitura dotou os dois balneários de energia elétrica, barracas padronizadas, banheiros químicos, palco e posto para atendimento aos banhistas que porventura sofrerem algum acidente. A Secretaria de Trânsito e Transportes (Setran) disciplina o trânsito para a praia do Cacau oferecendo a segurança das pessoas que se encaminham para aquele balneário.

            Porém, o que mais atrai as pessoas de todas as idades para os dois balneários, é a segurança oferecida aos banhistas, através de uma parceria firmada entre a Defesa Civil, 3º Grupamento de Bombeiros, Marinha do Brasil e Polícia Militar. Para tanto, homens e embarcações dos bombeiros e marinheiros percorrem o litoral das praias fiscalizando a ação dos frequentadores.

            Tanto na praia do Cacau, quanto do Meio foram demarcadas as áreas de segurança dos banhistas, as quais foram delimitadas com bóias. De acordo com Chico do Planalto, 30 guardas vidas foram treinados pela Defesa Civil e Corpo de Bombeiros, dos quais deles, 22 trabalham na praia do cacau, enquanto 8 fiscalizam e acompanham a ação dos banhistas da praia do Meio.

            O superintendente informou, ainda, que desde a abertura do período do veraneio no último dia 4 de agosto, nenhum acidente foi registrado nos balneários de Imperatriz. “Foi visando proteger a todos os banhistas, moradores ou turistas, foi que o prefeito Sebastião Madeira cobrou de todos nós a estrutura que hoje temos nos dois balneários”, conclui Chico do Planalto. (ASCOM)