terça-feira, 1 de maio de 2012

Olha e Analisa Ok!!!!!!!!!

Defesa Civil de Imperatriz participa de seminário em São Luís

Promovido pela Secretaria Nacional de Defesa Civil, o superintendente municipal de Defesa Civil de Imperatriz, Francisco das Chagas Silva, participou na semana passada de seminário realizado em São Luís. Ele ressalta que nestes últimos anos a Defesa Civil passa por várias transformações, inclusive a estadual e a municipal.

“Nós temos analisado a lei nº 12.606, de 10 de abril de 2012, que regulamenta a defesa civil em todo o país”, disse ele, que considera de suma importância a política de proteção e defesa civil instituída pelo governo federal. “Essa mudança é reflexo dos últimos encontros realizados em todo o país [desde 2009], pois a maioria dos gestores observa a defesa civil apenas como um órgão complementar”, declarou.

Chico do Planalto entende que a Defesa Civil é um órgão de vital importância para os municípios brasileiros, principalmente com vistas a reduzir os riscos e desastres; prestar socorro e assistência às populações atingidas por desastres; recuperar as áreas afetadas; promover a continuidade das ações de proteção e defesa civil e incorporar a redução do risco de desastre e as ações de proteção e defesa civil.

“Nós tivemos que nos desdobrar para mostrar ao governo e à sociedade civil que a defesa civil não é apenas para o momento de desastres naturais, pois existia essa mentalidade aqui em Imperatriz. Esse nosso trabalho é permanente [1º de janeiro a 31 de dezembro]”, esclarece o superintendente da Defesa Civil, Chico do Planalto.

Ele enfatizou que a Defesa Civil, durante o seminário realizado em São Luís, foi reconhecido pelo conjunto de ações que desenvolveu nestes últimos anos em benefício da comunidade de Imperatriz, bem como ao Plano de Contingência que começa a ser desenvolvido de maneira técnica na Defesa Civil de Imperatriz. “O nosso assessor técnico de planejamento, Wallyson Rodrigues Ferreira, elaborou em pouco tempo esse Plano de Contingência”, disse.

PLANO DE CONTIGÊNCIA

O superintendente explicou que o Plano de Contingência da Defesa Civil é instrumento de fundamental importância para mobilizar a comunidade e entidades em caso de ocorrências emergenciais, como, por exemplo, os pontos de alagamentos que ocorrem na área da Beira-Rio, em Imperatriz. “Esse plano, sendo aplicado de forma correta, será eficaz no deslocamento e resgate das vítimas, como tem sido reconhecido pela Defesa Civil nacional e estadual”, finalizou. (Gil Carvalho - Comunicação)