quinta-feira, 21 de julho de 2011

Defesa Civil pede cautela aos banhistas das praias do Cacau e do Meio

Mesmo com todos os alertas da Defesa Civil, ainda é grande o número de pessoas que visitam as praias do Cacau e do Meio. O cuidado do órgão municipal é para evitar a morte de banhistas no local. O nível do rio ainda está muito acima do ideal para o início do período de veraneio.
A Prefeitura de Imperatriz já adotou todas as medidas cabíveis para disponibilizar a estrutura de segurança nas praias do Cacau e do Meio. Os cuidados incluem a licitação palco, banheiros químicos, energia elétrica, e estrutura de som, além da contração de guarda-vidas, que foram treinados através de um curso oferecido pelo Corpo de Bombeiros, em parceria com o município.
Segundo o coordenador da defesa Civil do Município de Imperatriz, Francisco das Chagas Silva, o Chico do Planalto, está tudo pronto para a instalação da estrutura de segurança. O início do período oficial de praias em Imperatriz, agora, já não depende mais da gestão municipal, que adotou todas as medidas cabíveis. “O município de Imperatriz fez toda a sua parte. Fez a licitação dos banheiros [químicos], do palco, do som, energia, o curso dos guarda vidas, que ainda está sendo feito pelo corpo de bombeiros, enfim, toda a estrutura. Isso mostra que a Prefeitura se preparou para entregar para a sociedade toda a estrutura da praia, com segurança, com toda a assistência aos banhistas. Temos que entender que progresso chegou e esse é o preço do progresso”, argumentou o coordenador.
Chico do Planalto explicou que, hoje, a área de praia ainda não é suficiente para instalar os equipamentos necessários para o seu funcionamento. A construção da Usina Hidrelétrica de Estreito influenciou diretamente neste processo.

ALERTA

Para manter um alerta constante, a defesa Civil de Imperatriz também instalou duas placas em cada uma das praias, alertando os banhistas sobre a falta de segurança nos dois locais. A prioridade, segundo Chico do Planalto, é evitar afogamento nas praias de Imperatriz. “Quando for buscar o seu lazer, tenha responsabilidade. Tudo o que você faz com responsabilidade, não traz prejuízo nem para os outros nem para você. Nós não queremos que nenhuma família de Imperatriz, sofra pela perda de um ente querido dentro das águas do rio Tocantins. Sejam cautelosos, tenham responsabilidade ao buscar o seu lazer”, aconselhou.
A Defesa Civil de Imperatriz também esclareceu que, caso o nível do rio baixe o suficiente, a estrutura será montada e o município irá oferecer ao banhistas um verão aos moldes do observado nos últimos anos.