segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

PREFEITO DIZ A MORADORA: 'MINHA FILHA, ENTÃO, MORRA, MORRA'

O prefeito de Manaus, Amazonino Mendes, discutiu com uma moradora de uma área de risco na manhã desta segunda-feira (21). Ele foi ao local após a morte de três pessoas durante o fim de semana por causa de um desmoronamento de terra na comunidade Santa Marta.
Em um dos momentos, a moradora afirma que não tem condição de ter uma moradia digna. Ele responde: “Minha filha, então, morra, morra.”
Em outra ocasião, o prefeito pergunta de onde a moradora é. Ela afirma que é do Pará. “Então, pronto. Tá explicado”, diz o prefeito.
Segundo nota da prefeitura, "a discussão se acirrou porque inicialmente o clima emocional era muito forte diante das fatalidades e os moradores se recusavam em sair do local de risco. O prefeito fez um 'apelo incisivo', pelo risco de morte dos moradores".
O assessor Eduardo Gomes, da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Manaus, disse ao que o prefeito foi local com o intuito de retirar as pessoas da área de risco. E que a frase em que ele fala sobre morte teria sido dita no “calor da discussão”, porque os moradores insistiam em permanecer no local.
Em relação à frase em que o prefeito comenta o fato de a mulher ser do Pará, Gomes afirma que Manaus sofre uma migração muito forte de estados da região Norte e Nordeste. Segundo ele, geralmente, os migrantes têm baixo nível de escolaridade, pouca qualificação profissional e vão morar em áreas de risco.
Ainda segundo Gomes, há cerca de 50 mil famílias em área de risco em Manaus. A razão, segundo ele, é a migração de pessoas para a capital amazonense.
Em nota, a Secretaria de Comunicação informou que as famílias retiradas do local vão ficar em casas alugadas pela prefeitura, até que uma área definitiva seja determinada para receber as famílias.
Ainda no texto, a secretaria informou que a prefeitura vai distribuir aos moradores kits de madeira para a construção de nova moradia e fornecer uma cesta básica por família.

AGENTES DA DEFESA CIVIL IMPERATRIZ ALERTA MORADORES DE ÁREA RIBEIRINHO

Com o aumento do nível das águas do rio Tocantins a Superintendência da Defesa Civil colocou os agentes nas áreas ribeirinhas para alertar todos do risco iminente de alagamento, alem dos afluentes e as chuvas quais tem caído em Imperatriz e região, a UHE Lajeado tem mantido uma vazão acima do normal, qual ultrapassa o valor de 4000 m³/s, as águas decorrente da vazão e as fortes pancadas de chuvas aos pouco tem ocasionado alterações no nível do rio Tocantins, o Coordenador da defesa civil Chico Planalto juntamente com toda equipe passaram todo final de semana monitorando a reação do caudaloso, hoje cedo da manhã repassou toda situação para o prefeito Madeira, qual já autorizou as medidas no sentido de qualquer emergência.