sexta-feira, 19 de julho de 2013

Empresas de publicidade denunciam descaso em retirada de placas( COMO PODE ELES AFIRMAREM DESCASO SE JÁ VEM DESTE O DIA 03 DE JUNHO SENDO AVISADOS)

Distraído ou atento, apressado ou vagarosamente. Quem passa pelas ruas de Imperatriz pode se deparar com anúncios publicitários ao ar livre. Desde o mês de junho, a Superintendência da Defesa Civil fiscaliza a localização de placas, letreiros luminosos, telões de LED, outdoors e minidoors. Na quinta-feira (18), a retirada de outdoors na Av. Bernardo Sayão gerou insatisfação entre empresários e anunciantes.
Estas placas têm uma comunicação instantânea com o público e um forte apelo visual. A justificativa para a remoção dos anúncios é uma nova postura política e de gestão ambiental do município. De acordo com a Superintendência da Defesa Civil, placas que estão na forma vertical, invadem o passeio público, dificultam e prejudicam o paisagismo da cidade e que estão próximas da rede elétrica são consideradas irregulares.
Uma empresa de outdoor afirma não ter recebido a notificação indicando as possíveis irregularidades das placas. “Estou assustado pela forma que esta ação é conduzida. Estamos há 20 anos no mercado e pagamos todos os impostos em dia. Nosso material foi retirado de forma brusca e sem nenhum contato prévio”, destaca Chafi Braide.

Para o empresário, seria necessária uma reunião com representantes deste segmento, a fim de possibilitar a solução para o realocamento das mesmas. “Há três meses, estive com o prefeito Sebastião Madeira e solicitei a regularização dessas placas”, destaca Braide.
O superintendente da Defesa Civil, Francisco das Chagas Silva, revela que somente nesta primeira quinzena de julho 80 placas receberam notificação. Destas, 25 foram retiradas pela falta de iniciativa dos responsáveis. No entanto, ele reconhece a falta de alcance desta carta de intimação. “Não temos como notificar uma empresa que desconhecemos. Em algumas placas não havia nenhum tipo de menção aos responsáveis”, aponta.

Segundo a gerente de uma agência de outdoor, Selmira Paiva, há somente três empresas em Imperatriz que trabalham neste ramo. Ela questiona a falta de diálogo com estes profissionais. “As placas foram cortadas sem nenhuma preocupação em preservar a estrutura dos paineis. Não veio nenhum comunicado para gente. Soubemos da retirada no momento em que a Defesa Civil arrancava o material”, comenta. “Nem tivemos tempo para informar aos anunciantes”, lamenta.
A não retirada dos anúncios implica em um multa que varia de um a mil UFIR (Unidade Fiscal de Referência do Estado). Todas as placas apreendidas seguem para o depósito da prefeitura. Outros empresários não quiseram se manifestar por receio em não conseguir a liberação destes equipamentos.
O superintendente informa que a prefeitura de Imperatriz determinou que todas as placas irregulares sejam removidas. “A prefeitura vai arrancar todas estas placas que não foram retiradas pelos próprios responsáveis”, afirma Chagas. Até agora, a operação já passou por mais de Nove ruas e Avenidas entre elas a Santa Teresa, Cel. Manoel Bandeira, Luís Domingues, Benedito Leite, e Av. Bernardo Sayão. Além do Centro, os bairros periféricos também fazem parte da área de fiscalização.