quarta-feira, 8 de agosto de 2012

BANHISTAS LOTAM PRAIA DO CACAU E DO MEIO, TODOS ATRAIDOS PELA SEGURANÇA DISPONIBILIZADA PELA PREFEITURA E BELEZA DO RIO TOCANTINS






As praias do Cacau e do Meio receberam no último domingo (5) milhares de pessoas, que se espremiam na pequena faixa de areia reservada aos banhistas. De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Imperatriz, Francisco das Chagas Silva, o Chico do Planalto, cerca de 15 mil pessoas estiveram na Praia do Cacau, enquanto cinco mil, aproximadamente, frequentaram a Praia do Meio.


Apesar da reduzida faixa de areia, a Praia do Cacau foi dotada pela Prefeitura de Imperatriz de toda a infraestrutura necessária para receber os banhistas. Nela foram instalados palco, som, iluminação, banheiros químicos, área demarcada para o banho, além da vigilância de 17 guarda-vidas, que orientam os frequentadores para que não ultrapassem as boias de demarcação.


Nos dois fins de semana, a Praia do Cacau também recebeu a apresentação de artistas, para animar os banhistas. No último domingo (5), a banda Vibração foi a responsável por dar o tom da festa no local.


A Praia do Meio, devido à redução de sua área, não recebeu palco e som. Foi o que explicou o Chico do Planalto. “Entretanto, ela recebeu também iluminação, banheiros químicos e tem sua área demarcada fiscalizada por 8 guarda-vidas, que orientam e protegem os banhistas”, afirmou.


Chico do Planalto observa que os dois balneários contam com os serviços de limpeza, sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Sinfra), a segurança da Polícia Militar (PM) e os cuidados do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), enquanto o trânsito está sendo orientado e fiscalizado por guardas da Secretaria Municipal de Trânsito (Setran).


A Prefeitura de Imperatriz também contratou um carro Pipa para molhar o acesso à Praia do Cacau. O veículo faz este trabalho de terça-feira a domingo, várias vezes ao dia, para reduzir a poeira no caminho que leva à área de banho.

Alterações no rio


O superintendente afirmou que as mudanças verificadas no rio Tocantins, após o funcionamento da usina hidrelétrica de Estreito, fez com que as barracas da Praia do Cacau fossem fixadas nas proximidades da mata ciliar visando oferecer mais espaço aos banhistas. “Em contrapartida, como as águas não baixaram o suficiente, na Praia do Meio a área de banho ficou três vezes maior do que no ano passado”, explica Chico do Planalto.


Com relação a esse sobe e desce das águas, proporcionado pela barragem de Estreito, o superintendente afirmou que recebeu informações de técnicos do Consórcio Estreito Energia (Ceste) de que, até o próximo dia 20 de agosto, não haverá grandes alterações, uma vez que a hidrelétrica vai manter a vazão entre 1.400 a 1.600 metros cúbicos de água por segundo.


“Eles nos alertaram, entretanto, que depois do dia 20 de agosto as águas do rio devem sofrer alterações. Nós esperamos que as águas baixem ainda mais, como acontecia antigamente”, explicou Chico do Planalto, ressaltando que o domingo foi movimentado, entretanto sem nenhuma ocorrência de briga ou afogamento fatal.


O superintendente de Defesa Civil observa que a Prefeitura está atenta ao atendimento aos frequentadores das praias, com a hospitalidade dos barraqueiros para com os turistas, “e, principalmente, com a segurança das crianças, dos jovens, idosos e de todos que frequentam os dois balneários”, concluiu Chico do Planalto.