quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

DEFESA CIVIL DE IMPERATRIZ CUMPRIU COM SEU PAPEL

A chuva forte que caiu na cidade de Imperatriz na madrugada de terça-feira (10) para quarta-feira (11), atingiu vários pontos da cidade, tanto no centro quanto nos bairros, em razão disso muitas ruas e casas ficaram alagadas, fazendo com que o asfalto de algumas ruas cedesse e crateras fossem abertas.



Diante de tal fato, a Superintendência Municipal de Defesa Civil, consciente da sua missão de orientar as comunidades atingidas, a fim de minimizar as situações de adversidades em que se encontravam, realizou nas primeiras horas do dia (11) um trabalho de mapeamento e reconhecimento das áreas afetadas pelo impacto do volume de águas da referida chuva. Durante o trabalho realizado constatou-se que os bairros que sofreram os danos mais intensos foram os que são cortados pelos Riachos, Capivara, Santa Tereza e Bacuri.

O Riacho Bacuri afetou bairros da Grande Cafeteira, Vila Redenção II e o Grande Bacuri. Os pontos mais críticos foram: Avenida Jk no Bairro Santa Rita, nas proximidades do riacho Capivara, na rua Alagoas, entre a Rui Barbosa Gonçalves Dias, entre outros bairros. A situação mais agravante constatada na cidade está localizada na Rua Amazonas com Floriano Peixoto, sobre o Riacho Santa Tereza, onde a galeria e uma casa parcialmente desmoronaram. A equipe da Defesa Civil foi deslocada até o local, realizando um trabalho de prevenção, isolando e sinalizando todo o perímetro afetado.



Durante todo o dia, os agentes da Defesa Civil percorreram os bairros mais afetados pelos impactos da forte chuva, e na medida que constatava-se as anormalidades, as atividades focavam-se na educação e orientação das comunidades sobre procedimentos e condutas de como proceder diante da ocorrência do referido evento danoso, bem como orientando as famílias a deixarem as residências que tiveram suas estruturas comprometidas pela forte chuva.