terça-feira, 5 de abril de 2011

CORPO DE JACKSON LAGO A CAMINHO DO PDT

Foto: Biaman Prado/O Estado Maranhão.

O corpo do ex-governador Jackson Lago acaba de deixar o aeroporto Cunha Machado a caminho da sede do PDT, no Centro de São Luís, onde será velado.

Milhares de pessoas acompanham o cortejo que segue pela Avenida Guajajaras, Cohab, Anil, Vila Palmeira, Alemanha, Avenida Luiz Rocha, Camboa, Praça Maria Aragão, Rua 7 de Setembro até a sede do partido na Rua dos Afogados. Chove em vários trechos do trajeto.

O comboio é acompanhado por batedores da Polícia Militar. Milhares de eleitores e admiradores do ex-governador levaram faixas, bandeiras e cartazes enaltecendo seu nome. O enterro acontece às 10h desta quarta-feira no Cemitério do Vinhais.

MORREU TAMBEM

Nem bem se refizeram da notícia do falecimento do ex-governador Jackson Lago no fim da tarde de ontem (4), os imperatrizenses foram surpreendidos com uma nova informação de pesar. Faleceu por volta das 9h00min desta terça-feira (05), no Hospital São Rafael, a matriarca da Família Cunha (Café Viana), Maria Aldenice de Sousa Cunha, a Dona Didi, esposa do empresário e pecuarista Ribamar Cunha. Dona Didi estava internada, submetida ao tratamento de câncer, vindo a falecer nesta manhã.

VIDIGAL E JACKSON

BLOG EDSON VIDIGAL


Só há tempo para o viver. Entre o nascer e o morrer só o tempo para o viver. Nascer é chegar ao mundo, abrir-se para a vida e seguir o destino pela estrada que, um dia, terá fim. Ou nunca terá fim.


Para muitos, a estrada tem fim. A viagem acaba com a chegada da morte. Nascer não é inevitável. Morrer para muitos é inevitável. Há aqueles para quem a estrada nunca acaba porque apesar da morte, prosseguem.


Prosseguem no exemplo, nos ideais de luta, não a luta pelo mal aos outros, mas a luta buscando o bem dos outros.


O Jackson se inscreve agora entre aqueles para quem a estrada da vida não acabou. Aqueles que sobrevivem à própria morte.


O Jackson médico, trabalhou seu oficio curando doentes, ajudando a salvar vidas, espantando as lamurias que a morte leva às casas dos enfermos.


O Jackson professor soube inspirar seguidores, disseminando o que aprendeu em técnicas, erudição, experiência e conhecimentos.


O Jackson político, que administrou a Capital por três vezes, sempre bem avaliado, era querido pela população porque fazia da política não a arte do possível como muitos ainda entre nós a praticam no mal sentido, achando que esse possível se encerra na possibilidade das coisas sempre para eles, a favor deles, do patrimônio político e também do patrimônio pessoal deles.


O Jackson político fincava sua ação em princípios rígidos, dos quais ninguém o arredava. Não concebia a vida política fora dos parâmetros republicanos e democráticos.


Homem público, no exemplo que o Jackson buscava intensamente transmitir, não podia ter outros compromissos que não os fossem, primeiramente, com o coletivo.


Era assim, beirando muitas vezes a um remansoso romantismo, o seu jeito de gerenciar a coisa publica. Antes da morte física de agora ha pouco, o Jackson já havia sofrido uma tentativa de morte política quando lhe arrebataram covardemente, ainda no primeiro biênio, o mandato de Governador eleito pela maioria do Povo do Maranhão.


Depois, nas eleições seguintes, ele novamente concorrendo para se submeter a um novo julgamento, querendo tirar a prova dos nove, foi vitima de novo atentado com a bazófia da inelegibilidade que lhe inventaram e que a morosidade judicial ajudou a prosperar.


O Jackson não era inelegível coisa nenhuma. Eu me esguelava garantindo isso nos comícios, na campanha inteira, ao lado dele.


Quando a Justiça eleitoral, em sua fama de que tarda, mas não falha, mas falhando porque tardia, disse que não havia mesmo inelegibilidade nenhuma contra o Jackson, a tendência forte que antes lhe era favorável já se contaminara pela mentira espalhada pela má fé e, assim, lhe esvaziavam os apoios.


E assim, derrotado, covardemente derrotado, logo no primeiro turno, o Jackson gladiador da resistência republicana e democrática no Maranhão foi a nocaute.


O que lhe causou, enfim, a morte física não foi o câncer que já o acompanhava e com o qual convivia em alguma harmonia há algum tempo.


Nem a pneumonia se aproveitando da sua baixa resistência decorrente da quimioterapia.


O que o abateu mesmo foi a depressão profunda em que mergulhou decepcionado com os falsos e envergonhado por ter dedicado todo o tempo em que passou palmilhando a estrada na luta pelos outros e vendo a vitoria definitiva quase chegando ter confiado em uns tantos em quem não valeu a pena confiar.