quarta-feira, 18 de maio de 2011

SUPERINTENDÊNCIA DE DEFESA CIVIL JÁ ESTÁ PREPARANDO PROGRAMAÇÃO PARA O VERANEIO



A perspectiva é que as praias este ano apareçam mais cedo

Das chuvas que ainda caem na região e do inverno prolongado, praias do rio Tocantins, como a Praia do Goiás e Praia do Meio, já começaram a aparecer, uma vez que as águas do rio baixaram com extrema rapidez, muito mais do que era esperado. Desta forma, acredita-se que a Praia do Cacau, a mais procurada do município, também não vai demorar a chegar à superfície.
Desde o início da semana, as primeiras pedras da Praia do Meio – uma das mais concorridas da cidade – já apontaram na superfície. Com o baixar das águas, já foi possível divisar recentemente o surgimento da areia que circunda a pequena ilha e que faz a alegria das crianças, jovens e adultos na época do veraneio. A Praia do Meio encontra-se situada à frente da cidade, o que facilita o acesso às pessoas.
Em face a essa situação, o titular da Superintendência Municipal de Defesa Civil, Francisco das Chagas Silva, o Chico do Planalto, acompanhado de sua equipe, já fez a verificação das praias que circundam Imperatriz, notadamente as praias do Cacau e do Meio, onde a prefeitura, durante a administração do prefeito Sebastião Madeira, tem dotado de toda uma infraestrutura necessária para a segurança e conforto dos banhistas.
Chico do Planalto garante que já está formatando todo o projeto do veraneio 2011, o qual será apresentado o mais urgente possível ao prefeito Sebastião Madeira. De acordo com o superintendente, o projeto inclui as praias do Cacau e do Meio, consideradas como balneários de grande frequência de público em Imperatriz. Isso porque existem os gorgulhos (formação de pedras e areias) também bastante procurados durante o verão.
Ainda de acordo com Chico do Planalto, no projeto do veraneio 2011 está prevista a parceria que a Superintendência de Defesa Civil sempre manteve com outras secretarias do governo municipal, como a de Infraestrutura e Serviços Públicos; de Planejamento Urbano e Meio Ambiente; de Saúde, de Esporte e Juventude e a Fundação Cultural de Imperatriz, que trata especificamente da animação do palco com a participação de cantores e bandas musicais.
O superintendente garante que a prefeitura vai contar também com o apoio e a parceria que sempre teve com o 3º Grupamento do Corpo de Bombeiros, 3º Batalhão de Polícia Militar e a Marinha do Brasil, que presta seus serviços fiscalizando os barcos que transportam os banhistas. Para a segurança das pessoas, a prefeitura disporá ainda de salva-vidas devidamente treinados pelos bombeiros.
Com isso, o prefeito Sebastião Madeira e o superintendente de Defesa Civil esperam que o veraneio de 2011 tenha a mesma tranquilidade e segurança ocorrida em anos anteriores, quando não foi verificado afogamentos com vítimas fatais. Ambos orientam, entretanto, que as pessoas não ingiram bebidas alcoólicas demais, principalmente quando estiver com crianças, nem ultrapassem a linha de marcação de segurança que será feita pelos bombeiros.