quinta-feira, 8 de maio de 2014

Chico do Planalto: Defesa Civil inicia preparativos para o período de veraneio em Imperatriz


Algumas praias já apareceram em várias partes do rio Tocantins


A gestão do prefeito Sebastião Madeira tem sido elogiada em vários aspectos, mas destacando-se na realização do período de veraneio nas praias do Cacau e do Meio, locais onde todos os anos a Prefeitura Municipal instala uma grande estrutura para receber os banhistas nesses dois famosos balneários de Imperatriz.


Mas, para que se possa acolher milhares de pessoas nas duas praias, principalmente aos finais de semana, é preciso que as dote de toda a estrutura necessária, começando pela instalação da rede elétrica que serve os barraqueiros. A limpeza das praias, a fiscalização da Vigilância Sanitária, um posto de saúde para atender os banhistas. 

A ação dos agentes de trânsito da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Setran) na organização do trânsito rumo à praia do Cacau, outra ação da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) como direcionar uma ambulância do SAMU – Serviço de Assistência Médica de Urgência, para atender os banhistas também tem sido motivo de elogios.   




Entretanto, o que mais atrai o banhista no que diz respeito à segurança, principalmente dos que não sabem nadar, é a presença dos guarda-vidas que diuturnamente acompanham a movimentação dos frequentadores dos dois balneários. A área destinada aos banhistas é previamente sinalizada visando a melhor segurança das pessoas.




Consta ainda da estrutura da praia do Cacau, a montagem do palco, com som e iluminação para receber os artistas nos finais de semana e os seresteiros no meio da semana contratados pelos barraqueiros. O Cacau Pop Rock e o concurso de culinária do peixe também movimentaram o final de semana da praia, com a coordenação artística da Fundação Cultural de Imperatriz – FCI.

Vale ressaltar que todas as ações das demais secretarias, como a de Meio Ambiente, Saúde, Trânsito, Fundação Cultural, coordenações como a Vigilância Sanitária, tudo recebe a coordenação geral da Superintendência Municipal de Defesa Civil, cujo órgão instala uma barraca e coordena todas as ações do município dos dois balneários.


O superintendente de Defesa Civil, Francisco das Chagas Silva, o Chico do Planalto, garante que conta com o apoio, primeiramente, do prefeito Sebastião Madeira, mas também com a parceria do Corpo de Bombeiros, que treina os salva vidas; da Marinha do Brasil, que fiscaliza as embarcações e da Polícia Militar que mantém uma guarnição nos dois balneários.



“Com esse apoio das secretarias envolvidas, bem como dos órgãos de segurança, nós temos realizado os veraneios, desde a primeira gestão do prefeito Madeira, sem registrar um afogamento fatal e isso muito alegra o prefeito”, afirma Chico do Planalto, ressaltando a confiança dos banhistas em ter um lazer garantido com muita alegria e, sobretudo, com segurança. (Domingos Cezar/ASCOM)