sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Defesa Civil e CESTE instalam equipamento para monitorar nível do rio Tocantins e Pluviômetro para medir volume das chuvas

Iniciou na manhã de hoje (25) a instalação dos equipamentos da Estação Hidrológica e Telemétrica no Rio Tocantins. O equipamento doado pelo Consórcio Estreito de Energia (CESTE) é destinado a realizar o monitoramento do nível do rio Tocantins 24 horas por dia.
Segundo o superintendente da Defesa Civil, Francisco das Chagas, o primeiro local pensado foi a ponte Dom Felipe Gregory, mas lá foram detectados muitos problemas técnicos, como falta de “conexão para emitir as informações via satélite, dai fomos ao edifício Mirante do Rio e lá foi excelente o sinal, além da segurança do local contra vandalismo”, afirma.
Francisco acrescenta que o novo método, vai melhorar os trabalhos, pois vai evitar a rotina de ir às “margens do rio três vezes ao dia e ainda no período noturno, como era feito em épocas de pico de chuvas”.
A engenheira Cristina Borges, responsável pela instalação, explica que o equipamento que funciona com energia solar é programado para executar o processamento de forma automática durante 24 horas por dia. “São 2 sensores, um para medir o nível do rio e o outro o da chuva. Uma caixa que funciona como um computador, lê as informações e processa por satélite”, completa.
Com esse novo monitoramento, os agentes poderão atuar em outras atividades do órgão. Dessa forma, o sistema vai facilitar e tornar mais rápido acesso à informação de forma avançada, até mesmo pelo celular.


Por Evanilde Miranda (DO MINUTO)