sábado, 27 de agosto de 2011

Rio Tocantins Sofre Grande Alteração e Avança no Sentido das Praias

Riacho Cacau Reprezando e Inudando Toda Área de Estacionamento



Palco na Praia do Cacau ja Ilhado



Praia do Meio com Barracas Dentro da Agua



Aguas Avançando Sobre as Barracas na Praia do Cacau


Se a vazão das UHE continuarem na mesma quantidade, esse deverá ser o ultimo final de semana de praias em 2011, visto que as aguas do rio Tocantins avança de forma rapida e continua.

E-MAIL DA UHE DE ESTREITO-MA

Prezados Francisco, (Chico Planalto)


Informamos que a partir do dia 20 de agosto p.p., a UHE Serra da Mesa passou a ser despachada pelo Operador Nacional do Sistema-ONS em um patamar mais elevado, o que deverá se traduzir em um maior volume de água em toda a cascata do rio Tocantins e também com consequencias sobre as praias do município de Imperatriz.

Aproveito também para consulta-lo sobre se a sua coordenação de defesa civil possui algum tipo de protocolo para comunicação com entidades/empresas envolvidas em questões de segurança em decorrência de eventos críticos, tipo Fax ou números de telefones prioritários.

Hoje temos ciência que o município de Imperatriz possui demandas para a formação de praias no período seco e que também sofre restrições durante o período úmido com enchentes nos bairros. Neste último caso, teriamos que ser informados dos valores de vazões que causam problemas na cidade para que possamos registrar perante o ONS.

Esta ação não garante proteção, inclusive porque os reservatórios não foram projetados para isso mas, poderá servir de alerta para a Defesa Civil tomar as providências cabíveis.

Fico a disposição para mais esclarecimentos.

Atenciosamente,

25/08/11


José Vicente Miranda Regina
Planejamento e Programação Hidroenergética