terça-feira, 3 de junho de 2014

DEFESA CIVIL RECOMENDA CUIDADOS NO RIO TOCANTINS

O período oficial de praias no Município de Imperatriz está previsto pra ser iniciado entre a segunda quinzena de julho e primeira quinzena de agosto. No último final de semana, quatro pessoas morreram afogadas no Rio Tocantins, duas das vítimas em locais de praias.

Um dos corpos foi encontrado submerso próximo à Praia da Bela Vista, no vizinho estado do Tocantins. José Wilson, 40 anos, era morador de Imperatriz, e no último domingo havia saído de casa para a praia do outro lado do rio. Os bombeiros suspeitam que o homem tenha batido a cabeça em uma embarcação no fundo da água, após um mergulho.

No sábado, 31 de maio, Francisco das Chagas, 34 anos, morreu afogado próximo à Praia do Cacau, nas margens imperatrizenses do Rio Tocantins.

Em um terceiro caso de afogamento registrado no final da semana, Raimundo Almeida, 40 anos, e o neto Leonardo Maciel, 11 anos morreram enquanto pescavam no Rio Tocantins, no município de Porto Franco. Eles moravam no assentamento São Raimundo.

Diante dos casos a Defesa Civil do Município de Imperatriz, alerta o perigo de entrar no Rio Tocantins, sem ter o conhecimento do local que está escolhendo para banhar ou exercer a atividade pesqueira.

“É Necessário muita cautela e responsabilidade. Cada um é responsável pela sua vida. É bom evitar o excesso de bebida alcoólica e evitar entrar em lugares onde não se conhece a profundidade. O rio ainda está com correntezas fortes, bastante perigoso”, declara o superintendente da Defesa Civil, Francisco doas Chagas.

PROJETO –  Na manhã da última segunda-feira a Defesa Civil se reuniu com secretarias do município e demais órgãos que estarão envolvidos no projeto Verão 2014, como o Corpo de Bombeiros, Marinha, Associação de Barraqueiros das Praias do Meio de Cacau e empresas privadas, interessadas e ajudar no esquema de estrutura e segurança dos banhistas nas duas praias de Imperatriz.

No mesmo evento foi anunciada a abertura das inscrições para o curso de guarda vidas, que será iniciado nos dias 30 de junho e 01 de julho com o Teste de Aptidão Física. Os candidatos aprovados participarão do curso de formação de guarda vidas, de 07 a 18 de julho. Serão 30 guarda vidas, sendo 18 para a Praia do Cacau e 12 para a Praia do Meio.

As inscrições gratuitas estão abertas na sede da superintendência da Defesa Civil, na Rua Dom Cesário, 360, entre ruas Bahia e Minas Gerais, bairro Três Poderes.