quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

PREFEITO MADEIRA SOFRE PERSEGUIÇÕES


Estranhamente, menos de uma semana depois de o prefeito de Imperatriz Sebastião Madeira (PSDB) ter tido uma audiência com a governadora Roseana Sarney (PMDB) para discutir questões relativas a parcerias do Estado com o município, entendido por muitos blogueiros e analistas políticos como sinal de aproximação, o suplente de deputado Chiquinho Escórcio (PMDB), inimigo declarado de Madeira “ dispara” para as redações de jornais e blogues de todo o Maranhão, informações requentadas sobre o assassinato do engenheiro José Henrique Carvalho Paiva, morto a golpes de facas e pedradas, anos atrás, numa pedreira próxima “ao morro da Embratel”, em Imperatriz.

O caso foi investigado pelo delegado Andrade, que concluiu o inquérito apontando em seu relatório, os envolvidos no crime, inclusive o autor do assassinato, que na ocasião da prisão confessou tê-lo feito para roubar.

O homem que confessou, com riqueza de detalhes, ter matado o engenheiro, trabalhava como caseiro na casa do pecuarista José Maranhão, assassinado no ultimo domingo com cinco tiros na porta de cas, no município de Davinópolis.

Aproveitando o assassinato de Maranhão, nas sombras, Chiquinho Escórcio, de forma leviana, tenta agora com ajuda de “amigos jornalistas” requentar o “ Caso José Henrique” querendo fazer uma conexão entre os dois crimes, não sabendo ele que a Policia Civil já possui duas linhas de investigações: uma, leva o crime, a conflitos de terra na região da baixada maranhense ( já rendeu mais de dez morte, desde os anos 70); a outra vertente , ligaria o homicídio à morte, sob encomenda, de um conhecido fazendeiro da região , ocorrida anos atrás.


PERSEGUIÇÃO IMPLACÁVEL CONTRA MADEIRA.

Há muito tempo que Escorcio faz uma perseguição implacável contra Sebastião Madeira. Tudo teve início no plenário da Câmara quando Madeira negou um aparte a Chiquinho, na época ocupando uma suplência e ele não gostou. Foi ele quem pagou (há provas) as passagens áreas para que José Henrique fosse até Brasília para fazer denuncias, não comprovadas contra o então deputado Madeira. Tão infundadas que foram arquivadas.

Não conformado usando de toda sua influência em Brasília, Chiquinho Escórcio conseguiu pautar as supostas denúncias na secretaria de redação do Correio Brasiliense que escalou o premiado jornalista Lúcio Vaz que esteve em todos os municípios aonde Madeira tinha posto emendas parlamentares.

O jornalista passou mais de duas semanas pesquisando, vendo documentos, entrevistando prefeitos dos municípios beneficiados pelas emendas ( alguns até adversários de Madeira). No final, a matéria publicada pelo conceito jornal, acabou sendo favorável ao então deputado Madeira, já que não foi encontrado nada que desse substância às denuncias feitas pelo engenheiro tuteladas por Escórcio.

Desde ontem que Chiquinho Escórcio liga para blogueiros, radialistas, e apresentadores de TV de Imperatriz instando-os “entrarem no caso” com o objetivo claro de atingir e desgastar o prefeito de Imperatriz.

Por enquanto , poucos foram na onda dele, mas ele continua insistindo.

IMPERATRIZ TEM NOVO CEMITÉRIO. BOM JESUS ENTRA EM FUNCIONAMENTO

Uma situação das mais críticas para o município de Imperatriz foi resolvida ontem, com a entrada em funcionamento do Cemitério do Bom Jesus. Localizado no bairro do mesmo nome, possui uma área total de 8 hectares. Nesta etapa, 2 hectares estão liberados, com capacidade para abrigar até 2 mil e 400 corpos. Quando de sua liberação plena, abrigará aproximadamente 9 mil e 600 corpos, num suporte de demanda por 10 anos.
Com a liberação do Bom Jesus, a prefeitura de Imperatriz elimina de vez uma situação constrangedora para a maioria das famílias imperatrizenses. Estas, sem condições para sepultar seus entes queridos em área particular, recorria ao cemitério público Jardim das Rosas. Como de amplo conhecimento, este cemitério possui solo inadequado, alagadiço na maior parte do ano, impróprio, portanto, para abrigar sepultamentos em condições dignas, sujeitando ainda os trabalhadores a condições totais de insalubridade. Roberto Alencar, secretário de Infraestrutura, destacou as condições do novo cemitério, cujo terreno não permite as contaminações do solo e das toalhas freáticas, como no existente na Vila Cafeteira.
Ainda no ano passado, a Câmara de Vereadores de Imperatriz atendendo reclamos da comunidade esteve no cemitério Jardim das Rosas e constatou o quadro deprimente. Fez chegar ao prefeito Sebastião Madeira que, a partir de então, passou a trabalhar com o objetivo de resolver a triste situação, agravada pela ausência de vagas nos outros cemitérios. Imperatriz possui outros oito, todos com capacidade esgotada (exceto o Jardim das Rosas). Segundo um agente funerário, cerca de mil corpos são sepultados por ano em Imperatriz, e só uma minoria possui parentes cujo corpo “descansa” nos cemitérios mais antigos, o que possibilita o sepultamento nestes locais.
O secretário de Comunicação do município, Elson Araújo, destacou ontem o caráter humanitário da nova necrópole da cidade, que é na realidade uma obra prioritária, que atende uma necessidade premente.
Com a liberação da área, o prefeito Sebastião Madeira pensa em buscar junto à governadora Roseana Sarney um convênio para asfaltar o trecho de terra, cerca de 5 quilômetros após o bairro do Bom Jesus. “Proporcionar também melhores condições de acesso, pois nas imediações, a prefeitura constrói, com recursos do PAC, o residencial Dom Affonso Felipe Gregory e funciona o novo campus da Universidade Federal do Maranhão (UFMA)”.
- Este bairro, em breve, terá ainda 940 unidades habitacionais do Projeto Minha Casa Minha Vida. A empresa construtora já iniciou a preparação do terreno. Esta obra, mais o residencial construído pela administração municipal, levará para o local mais de 1 mil 300 novas residências, algo em torno de 6 mil novos moradores, encerrou o prefeito.

PISTOLEIROS, ASSASSINOS DA HONRA E DA IMAGEM ALHEIA, AGEM LIVREMENTE NA INTERNET SOB A MÁSCARA DO ANONIMATO E DO MANTO DA IMPUNIDADE

Nesses meus quase 50 anos de idade e mais de 20 anos de jornalismo, inicialmente no Rádio, depois TV, Jornal e agora na Internet, sempre procurei ter um comportamento profissional ético, responsável, apesar de adotar uma postura implacável com bandidos, assassinos e os corruptos , a chamada banda podre da política.

Escreví muitas matérias investigativas, atuei em muitos casos, mas nunca publiquei inverdades. Nunca agi por dinheiro, a soldo, para deliberadamente atingir a honra ou a imagem de quem quer que seja. Muitas vezes publiquei denúncias, mas resguardado em fatos irrefutáveis, documentos ou provas, porém sempre buscando ouvir o "outro lado".

Claro, nem sempre o "outro lado" quer falar, prefere ameaçar ou recorrer aos tribunais. Assim tive muitos processos, dos quais sempre levei a melhor. Até hoje nenhum prosperou contra mim, escapei de todos, graças aos cuidados que sempre tive ao publicar uma denúncia ou matéria. Ainda me defendo na Justiça em dois processos, um movido por um Juíz e outro pelo filho de um senador.

Aqui, na segunda maior cidade do Maranhão, quando muita gente se escondia debaixo da cama, eu combati o crime organizado, lutei pela cidadania e defendí os Direitos Humanos. Quem viveu os acontecimentos de Imperatriz da década de 80 para cá é testemunha disso. Alguns até escreveram sobre mim, como por exemplo o escritor Livaldo Fregona, em seu livro 18 anos de Imperatriz, o que ví, li e ouví.

Sei que cometi erros com atitudes radicais, levado por uma visão ideológica, comportamento próprio de quem é muito jovem e toma para si a missão de ser "a palmatória do mundo". O tempo se encarregou de mostrar-me as várias vertentes do pensamento humano e indicar que o melhor caminho é o do centro, o do equilíbrio.

Fiz esse preâmbulo para dizer que apesar de defender a liberdade de expressão me considero estarrecido com a maneira como alguns estão fazendo uso deste fabuloso espaço chamado Blog ou a própria internet.

Não há parâmetros nos blogs. Pessoas, jornalistas ou não, lançam mão dessa ferramenta para como verdadeiros pistoleiros atacarem a honra ou imagem alheia, assassinarem a reputação de adversários. Agem quase sempre aliados a um batalhão de anônimos, ou mesmo com emails e nomes falsos e detonam sem dó ou piedade qualquer um que ouse pelo menos discordar do que está escrito ali.

São situações que se repetem numa velocidade atordoante, sem que nos apercebamos de sua frequência ou intensidade.

De uma hora para outra personalidades do mundo econômico passam a ser descritas como bandidos e vistas como verdadeiros Zumbis. Ou políticos cujas biografias de décadas viram pó no intervalo de poucas semanas. As vezes nem é preciso errar para que se tenha o próprio nome destruído publicamente, execrado, sem direito à defesa.

Fui vítima disso recentemente. Ao fazer um comentário num blog de um colega jornalista e imediatamente ser destratado da maneira mais vil. Até ligaram o meu sobrenome a um ex-delegado assassino e quadrilheiro, afirmando que eu seria parente deste. Mais estarrecido ainda fiquei ao constatar que os comentários sofreram antes a análise do colega jornalista dono do blog que como moderador permitiu que fossem publicados verdadeiros despautérios e calúnias contra um colega de profissão.

Por conta desse tipo de conduta de muitos blogs é que vez por outra a liberdade de expressão é ameaçada, pois já há quem defenda a criação de uma legislação sobre blogs e sites. Inimigos da liberdade de expressão querem instaurar mecanismos de censura sob o pretexto de regulamentação.

Não sou a favor, mas se a função do blog é ser jornalístico, o dono do blog ou site terá que comprovar que ele pode ser considerado um veículo de informação, portanto sujeito a todos os parâmetros dos demais meios de comunicação.

Atualmente a Justiça, dependendo muito dos humores de cada juiz, em algumas decisões previu ou determinou que comentários de blogs (e semelhantes) terão que ser previamente moderados e os crimes contra honra – calúnia, injúria e difamação – advindos dos comentários de blogs são de responsabilidade de seus editores, proprietários ou autores. Ações civis podem ser impetradas contra o dono do blog.

Tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 7131/2010, de autoria do Deputado Gerson Peres(PP-PA), que reposabiliza os proprietários e autores de blogs, fóruns e outros sítios semelhantes pelo conteúdo dos comentários anônimos ou que não possuam uma maneira de serem identificados.

O Projeto ainda determina que todos os administradores desses sítios devem providenciar mecanismos de moderação dos comentários, evitando publicar injúrias, calúnia e difamação. Ainda propõe a criação no Registro.br de um cadastro desses sítios com nome completo, CPF e RG do proprietário. Esse registro será gratuito. O descumprimento a essas determinações pode gerar multas de 2 a 10 mil reais para o administrador.

Juristas consideram o Projeto relevante em alguns aspectos, principalmente no tocante a atribuir responsabilidades a nós blogueiros pelo que é veiculado aqui…Isso será bom, principalmente para os que já são responsáveis sem uma lei para obrigar…Mas por outro lado podem haver interpretações errôneas e tendenciosas que podem prejudicar esse importante canal de comunicação e expressão democrática.

Para que isso não aconteça, o melhor que podemos fazer é termos bom senso, afinal, como diz o dito popular, "cautela e caldo de galinha não faz mal a niguém..."

Autor e Fonte: Blog Josué Moura