quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Prédio do Imperatriz Shopping é fiscalizado pela Defesa Civil pelo CREA e Corpo de Bombeiros







Domingos Cezar


A recuperação e ampliação do prédio do Imperatriz Shopping têm chamado a atenção das pessoas que ali residem ou trabalham, principalmente depois da queda de três edifícios no Rio de Janeiro e da parte de outro edifício, em São Bernardo do Campo (SP). O Imperatriz Shopping abriga lojas, supermercado, academias e todo o segundo andar é ocupado por secretarias da Prefeitura Municipal, inclusive a Superintendência de Defesa Civil.


Duas empresas trabalham diariamente no prédio, que segundo o engenheiro Luciano Davanso Pechoto, está sendo ampliado em seu 12º andar e está sendo recuperado do a partir do 7º andar, recebendo desta forma enorme peso de materiais de construção, principalmente tijolos e cimento. A parte superior do edifício que era aberta, agora está sendo aproveitada com a construção de novos apartamentos, o que deixa as pessoas com receio, ou medo.


Atendendo solicitação da Superintendência de Defesa Civil uma comitiva composta pelo engenheiro Luciano Davanso, Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sepluma) o presidente do Sindicato da Construção Civil, Washington Luis, representantes do Corpo de Bombeiros e do Conselho Regional de Engenharia (CREA), esteve na manhã desta segunda-feira (13) fiscalizando as obras e cobrando explicações do engenheiro responsável.


De acordo com o engenheiro Luciano Davanso, que representou o CREA, toda vez que se precisar fazer uma intervenção no prédio, seja recuperar ou ampliar é necessário que seu proprietário legalize junto ao CREA “desde a segurança do trabalho, quanto à questão estrutural do prédio”, orienta o engenheiro. Davanso garante que o Conselho vai cobrar a documentação necessária, bem como, a responsabilidade técnica.


Por sua vez, o superintendente de Defesa Civil, Francisco das Chagas, o Chico do Planalto, que também trabalha no 2º andar do edifício informou que os responsáveis solicitaram dos órgãos competentes a licença para realizar uma reforma, “mas como nós constatamos, eles estão é construindo e ampliando o prédio”, confirma Chico do Planalto. Ele informou ainda, que o Corpo de Bombeiros notificou as empresas, que não apresentaram o plano de prevenção de risco de acidente.


O superintendente de Defesa Civil também informou que os operários trabalham sem a devida e necessária proteção, razão porque a obra vai receber ainda a visita de fiscais do Ministério do Trabalho. “Encontramos no último andar material de construção, principalmente tijolos e cimento em grande quantidade”, afirmou Chico do Planalto, ressaltando que os extintores precisam ser renovados, pois muito deles estão sem condições de uso.

Supremo retoma nesta quarta julgamento sobre Lei da Ficha Limpa

O Supremo Tribunal Federal (STF) retoma nesta quarta-feira (15) o julgamento que vai definir a aplicação da Lei da Ficha Limpa para as eleições municipais de 2012. Quase dois anos depois de entrar em vigor, a Ficha Limpa gerou incertezas sobre o resultado da disputa de 2010 e chegou a ter sua validade derrubada para as eleições daquele ano.
A lei impede a candidatura de políticos condenados pela Justiça em decisões colegiadas ou que renunciaram a cargo eletivo para evitar processo de cassação. A análise de três processos, que buscam definir os efeitos da ficha limpa para 2012, começou em novembro do ano passado e foi interrompida duas vezes por pedidos de vista.