sexta-feira, 29 de abril de 2011

SECRETÁRIA DE SAÚDE APRESENTA AÇÕES DA SEMUS

A secretária municipal de Saúde (Semus), Conceição de Maria Madeira, apresentou de maneira clara e objetiva a real situação em que se encontra a saúde pública no município, durante audiência pública realizada na manhã de ontem (28). Deputados estaduais, federais, vereadores e profissionais da área ouviram e ficaram cientes da necessidade de uma mobilização plena para encontrar a solução do problema.


Já o diretor do Hospital Municipal, médico Alysson Mota, foi enfático ao declarar que “as projeções indicam que teremos um verdadeiro colapso caso não haja uma união entre os políticos, principalmente os deputados estaduais e federais, visando buscar recursos para este município”. O diretor do HM deixou bem claro, apresentando documentos em vídeo, que a situação é mais complexa do que se imagina, “razão porque precisamos do apoio de todos”.

A audiência pública, coordenada pelo presidente da Comissão de Saúde, Educação, Assistência Social, Cultura, Lazer e Turismo, Rildo de Oliveira Amaral, foi prestigiada pelo deputado federal Francisco Escórcio, pelos deputados estaduais Antonio Pereira, Valéria Macedo e Antonio de Pádua, o Dr. Pádua, este último presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Estado. Também participaram promotores públicos e secretários de Saúde de municípios vizinhos.

Autor do pedido da realização da audiência, o vereador Francisco das Chagas Alves de Brito, o Chagão (PT), disse reconhecer as dificuldades vividas na saúde local, principalmente nos hospitais do município (adulto e infantil) em função da grande demanda de pacientes oriundos de outras cidades da região tocantina e dos estados do Pará e Tocantins. “Daí a necessidade desse debate para que possamos, juntos, encontrar uma solução para esse problema”.


A secretária municipal de Saúde, Conceição Madeira, lembrou, inicialmente, que a saúde pública no Brasil é um desafio nacional e apresentou às pessoas presentes na audiência recorte de jornal noticiando sérios problemas do setor de saúde em Brasília. “Em Imperatriz, temos dezenas de programas de saúde nas mais diversas especialidades e temos feito de tudo para realizarmos um atendimento humanizado e eficaz nos hospitais e postos de saúde do município”.

Conceição Madeira destacou os avanços no setor na administração do prefeito Sebastião Madeira. Entre as ações, ela lembrou a recuperação e melhoramento nos postos de saúde no Camaçari e bairro Ouro Verde, além da construção de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no bairro São José. A secretária observou que no HM foram instaladas salas climatizadas para o atendimento urológico, além de melhorias em todos os setores dos hospitais (adulto e infantil).


A titular da Semus informou que atualmente mantém uma parceria com a Faculdade de Imperatriz (Facimp) visando realizar operações em pessoas com fissura labial, procedimento este utilizado principalmente em crianças. Para finalizar sua participação, Conceição Madeira apresentou num telão a situação em que encontrou as instalações físicas do hospital municipal, bem como as visíveis transformações em função da recuperação de todos os setores, a partir da recepção. (Comunicação)