quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

ELEIÇÕES 2012 e a Pesquisa da Escutec em Imperatriz: "Devagar com Andor que o santo é de barro"

Muito alvoroço no meio político imperatrizense - pelo menos por parte da oposição - por conta da pesquisa da Escutec divulgada com estardalhaço no início dessa semana por jornal claramente tendencioso a um dos grupos políticos da cidade. Em letras garrafais o Correio deu a notícia como se a eleição fosse amanhã: "Ildon 44,4% X 43,3% Madeira"!

Cada um acredita naquilo que quer, mas como dar crédito a uma pesquisa que ouviu apenas 600 (seiscentas) pessoas em cinco bairros (cerca de 120 pessoas por bairro) em uma cidade como Imperatriz onde temos mais de 100 mil eleitores espalhados por quase uma centena de bairros e mais de 20 povoados?

O cenário colocado pela pesquisa de uma eleição com 87, 7% só para dois candidatos (Ildon X Madeira), é uma idiotice. A pesquisa mostra em outros cenários mais realistas que prováveis candidaturas de oposição teriam mais de 30% dos votos (Pastor Porto, com 12,9%; Carlinhos Amorim, com 9% e Edmilson Sanches, com 8,8%). Leve-se em conta ainda que a pesquisa simplesmente ignorou três pré-candidatos a prefeito, um do PT (?) Ribinha Cunha (PSC ) e Justino Filho (PTC ).

Como política não é uma ciência exata, as estatísticas precisam sempre ser analisadas com cuidado. E os atores envolvidos precisam jogar com mais honestidade, afinal de tanta eleição nesse país, nós os eleitores, estamos ficando mestres e conseguimos vislumbrar com facilidade as jogadas políticas visando manipular números e criar cenários duvidosos ou impossíveis...

Mesmo com pesquisas sérias, faltando pouco menos de um ano para as eleições de 2012, as pesquisas eleitorais que invariavelmente são apresentadas servem para muita coisa, menos para prever os resultados eleitorais. Neste momento pré-eleitoral as pesquisas têm outras finalidades: consolidar candidaturas, conseguir apoios, recursos, etc.

Portanto devagar com o Andor, porque o santo que a pesquisa quer reiserir na política imperatrizense - mesmo estando hoje DEFINITIVAMENTE julgado e condenado por improbidade administrativa -, é de barro.

Aos analistas apressados é preciso saber que interpretar pesquisas não é um exercício de futurologia, mas é importante ter em mente algumas dicas, como acompanhar tendências, comparar cenários, analisar a conjuntura atual.
Blog Josué Moura