sexta-feira, 16 de agosto de 2013

DEFESA CIVIL CONTESTA NOTA DO CESTE

Domingos Cezar

O superintendente municipal de Defesa Civil, Francisco das Chagas Silva, o Chico do Planalto, reagiu de maneira enérgica à nota do Consórcio Estreito Energia - CESTE publicada em O PROGRESSO sobre a abertura das comportas da hidrelétrica de Estreito. A abertura da barragem prejudicaria o período de veraneio em Imperatriz.

Ao jornal o representante do Consórcio afirma que "não cabe à empresa a decisão de abrir as comportas da Usina Hidrelétrica de Estreito, mas sim ao NOS (Operador Nacional do Sistema), órgão responsável pela coordenação e controle da operação das unidades de geração de energia elétrica do país".
E a nota continua: "Embora ainda não haja definição nesse sentido, cumpre salientar que a cidade de Imperatriz decidiu iniciar sua temporada de praia fora do período acordado, o que impossibilita o CESTE de requisitar qualquer alteração no cronograma da NOS", afirma a nota, ressaltando que a Agência Nacional de Águas estabelece o período de 10 de junho a 20 de agosto como temporada de praias para o rio Tocantins.
Na manhã de ontem, ao tomar conhecimento da nota, por intermédio de O PROGRESSO, o superintendente Chico do Planalto entrou em contato telefônico com João Rezek, gerente regional do CESTE, e cobrou explicações deste sobre o conteúdo da nota. Chico do Planalto lembrou que não poderia começar o período de veraneio em junho, uma vez que as praias começaram a aparecer no final de julho.
O superintendente também deixou claro a João Rezek que ele, como gerente regional do Consórcio, não teve habilidade nem responsabilidade ao passar essa informação para a imprensa. Chico do Planalto observou que a Prefeitura teve enormes gastos para organizar o período do veraneio, que está acontecendo com uma vasta programação como o Cacau Pop Rock, que inicia na tarde do próximo sábado.
Chico do Planalto disse, ainda, que João Rezek tem obrigação é de informar à Defesa Civil de Imperatriz diariamente sobre a vazão das águas do rio. Ele informou também que nesta sexta-feira (16) a vazão da hidrelétrica de Estreito é de 1.435,88 metros cúbicos e que a previsão dos próximos dias é de 1.450,80 metros cúbicos, números estes que, segundo o superintendente, não vão alterar o nível do rio.
Ontem mesmo a Superintendência Municipal de Defesa Civil enviou ofício à direção do Consórcio Estreito Energia - CESTE cobrando deste a oficialização, através de documento, sobre a vazão das águas da barragem nos próximos 15 dias. Chico do Planalto pediu que as pessoas que frequentam os balneários Praia do Cacau e Praia do Meio não deixem de comparecer, "pois nosso veraneio vai continuar com uma programação alegre e com muita segurança aos banhistas", concluiu