quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Defesa Civil Municipal em Parceria com o CESTE Ministram Seminário de Gestão de Inundações em Imperatriz

O Seminário de Gestão de Inundações, ministrado por representantes do Consórcio Estreito Energia (Ceste), aconteceu ontem (4) nas dependências do hotel Posseidon, localizado na rua Paraíba, no Centro, em Imperatriz. A informação foi prestada à reportagem pelo gerente do Ceste, João Rezek.

Segundo ele, o seminário faz parte de uma parceria celebrada com a Prefeitura de Imperatriz, por intermédio da Superintendência de Defesa Civil, que prevê um conjunto de ações, inclusive a realização de capacitação, troca de experiências e o intercâmbio técnico entre a usina de Estreito, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária, 50º BIS (Batalhão de Infantaria de Selva), Polícia Militar e Marinha do Brasil.

“Esse evento é direcionado a essas instituições que poderão atuar e contribuir, em caso de algum evento natural (cheia) do rio Tocantins”, explica o gerente do Ceste, João Rezek, que destaca a formalização de um canal diário de comunicação desde o começo do ano com a Superintendência da Defesa Civil de Imperatriz.

Ele ressalta que diariamente estão sendo repassados dois boletins técnicos sobre a previsão de vazão d’água da Usina Hidrelétrica de Estreito. A finalidade desse trabalho é oferecer planejamento e previsibilidade para tomada de ações pelos técnicos da Defesa Civil de Imperatriz. “É importante lembrar que nesse período do ano (chuvoso) o nível do rio Tocantins enche de forma considerável. O objetivo da hidrelétrica é contribuir com a Prefeitura de Imperatriz e a Defesa Civil com o planejamento e a previsibilidade”, disse.

Veraneio

João Rezek falou, ainda, que a hidrelétrica contribuiu também com o veraneio nas praias ao longo do rio Tocantins, em conformidade com a Agência Nacional de Águas (ANA), que estabelece um período de uma vazão mínima para garantir a utilização das praias nos estados do Maranhão e Tocantins.

Ele revelou que durante os meses de junho e agosto a Usina Hidrelétrica de Estreito controla a vazão d’água para que a comunidade tenha acesso às praias, sem causar danos materiais e riscos à população. “Nós fazemos uma avaliação extremamente positiva, pois temos um representante da Defesa Civil (Francisco das Chagas Silva, o Chico do Planalto) atuante e parceiro que busca estar a todo instante em contato com a usina de Estreito”, frisou.

Participaram do Seminário de Gestão de Inundações promovido pelo Ceste e a Prefeitura de Imperatriz mais de 20 representantes de vários órgãos e instituições. “Nós realizamos um debate técnico com exposição e intervenção dos profissionais que possuem experiências nessa área, cujo objetivo é fortalecer e identificar ações que podem ser desencadeadas pelo município de Imperatriz”, finalizou. (Comunicação)