quinta-feira, 9 de setembro de 2010

PRAZO PARA RELIGAR ENERGIA SERÁ REDUZIDO PARA 24 HORAS, DIZ ANEEL

Resolução aprovada nesta quinta cria novas regras para distribuidoras. Agora, todos os municípios terão postos de atendimento presencial.

A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta quinta-feira (9) uma resolução que unifica e cria novas exigências referentes a direitos e deveres dos consumidores. A principal novidade é a exigência de que as distribuidoras de energia elétrica instalem postos de atendimento físico em todos os municípios em que atuam.

A Aneel não detalha quantos postos deverão ser instalados para cada conjunto de população, mas exige que a espera para atendimento ao consumidor que compareça ao local não ultrapasse os 45 minutos.
A agência criou uma escala com padrão diferenciado de atendimento de acordo com o tamanho do município. Assim, nas localidades com até 2 mil unidades de consumo, o atendimento deverá funcionar pelo menos oito horas semanais a serem distribuídas pela empresa conforme seu planejamento. Nas cidades que têm entre 2 mil e 10 mil unidades de consumo, o atendimento físico deverá acontecer por pelo menos quatro horas diárias. Já nos locais com mais de 10 mil unidades consumidoras, os postos devem funcionar no mínimo oito horas diárias. O atendimento não é obrigatório para sábados, domingos e feriados.
O diretor da Aneel Romeu Rufino, relator da resolução, explicou que, até para disponibilizar o atendimento presencial nos menores municípios, não é necessário que a distribuidora tenha um escritório exclusivo, mas que o funcionário ou equipe que atenderá os clientes precisa ser exclusivo. "Se uma lotérica, por exemplo, tem espaço ocioso, pode ser compartilhado. Mas a equipe de atendimento da distribuidora tem que ser exclusiva", explicou.
A pedido das empresas, a Aneel escalonou o prazo para a implantação dos postos. Assim, a contar da data de publicação da resolução, os postos exclusivos precisam ser instalados em um prazo de até 12 meses nos municípios com até 2 mil unidades de consumo; de nove meses nos que têm entre 2 mil e 10 mil unidades consumidoras; e de seis meses para os que têm mais de 10 mil unidades de consumo.
Segundo Rufino, a instalação desses postos representará um custo, em média, equivalente a meio por cento da tarifa cobrada dos consumidores e de, no máximo, 2%. Ele afirmou, entretanto, que esse custo já está contemplado nas atuais contas de luz e que, portanto, "a tarifa não vai subir" para custear esses postos. "No último ciclo de revisão tarifária, isso já foi incluído na tarifa", reforçou o diretor-geral da Aneel, Nelson Hubner.

SIMONY SAI NA 'UNHA' COM FILHA DE CONCORRENTE

Na última terça-feira, os frequentadores do shopping Aricanduva, na zona leste de São Paulo, presenciaram uma cena inusitada.

Enquanto fazia campanha eleitoral ao lado de Celso Russomanno, a cantora Simony, que é candidata a deputada estadual pelo PP, acabou se envolvendo em uma briga com Roberta, filha de Reinaldo Maia, que concorre ao mesmo cargo pelo PTC.

Roberta acusa Simony de a ter "unhado". No Twitter, Simony escreveu que foi "ameaçada de morte" por assessores de Maia. A assessoria de Celso Russomanno (PP) diz que "não está autorizada a falar sobre o episódio". "Ela me agrediu, e eu chamei a polícia. Ela apertou o meu braço, e os seguranças deles ameaçaram meu assessor de morte", disse Simony.

CORPO DE ALINE FOI ENCONTRADO PROXIMO DO MUNICIPIO DE SAMPAIO

Um barco (rabetinha) com lotação acima do permitido afundou no Rio Tocantins na ultima Terça Feira (7) as 19 horas na margem maranhense. O corpo de Aline Flávia Souza, de 20 anos, que estava na embarcação foi encontrado por pescadores próximo ao município de Sampaio, local conhecido como Pedral. Ela comemorou a data natalícia na última segunda-feira (6), e teria aproveitado o feriado de 7 de setembro para felicitações em companhia de amigos.

Os passageiros que estavam na pequena embarcação voltavam da praia do Goiás (praia da belinha) na margem esquerda do rio, (Estado do Tocantins) quando por volta das 19h, ocorreu o acidente.

A embarcação, com capacidade para treze passageiros, no momento do naufrágio, segundo informações transportava dezessete pessoas. A maioria não usava coletes salva-vidas. Algumas vitimas foram socorridas. Meia hora depois do acidente, os bombeiros estiveram no local e no dia seguinte deram continuidade nas buscas.

HOJE QUINTA FEIRA

A ASSOCIAÇÃO DOS BARRAQUEIROS DA PRAIA DO CACAU CONVIDA TODOS PARA GRANDE SERESTA DAS QUINTA FEIRA NA PRAIA DO CACAU, COM AS APRESENTAÇÕES DE LEAL JUNIO E BANDA E FORRO SIMBORA APARTI DAS 21 HORAS, AINDA INFORMA QUE A FESTA SERÁ NO PALCO DA PREFEITURA JA QUE AS AGUAS DO RIO TOCANTINS BAIXARAM.