sábado, 5 de março de 2011

MAIS DE 1000 PESSOAS JÁ ABANDONARAM SUAS CASAS DEVIDO AO AUMENTO DO NÍVEL DO RIO TOCANTINS




Já passa de 1000 o número de desabrigados e desalojados pelo aumento do nível do rio Tocantins, que permanece mais de nove metros acima do normal. Ao todo, mais de 240 famílias já deixaram o local.

Inicialmente, os desabrigados foram levados ao Parque de Exposições Lourenço Vieira da Silva, onde foram abrigadas 64 famílias, totalizando 305 pessoas. Em seguida, a Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros e os homens do 50º Batalhão de Infantaria de Selva (50º BIS) passaram a encaminhar todos os que manifestaram interesse de deixar a área alagada para a Escola União, local no qual encontram outras 36 famílias, sendo 119 pessoas.

Atualmente, o destino das famílias é o ginásio de esportes da AABB, onde já estão outras 30 famílias, sendo 111 pessoas. Além destes, a Defesa Civil também vem contabilizando as pessoas que deixaram o local para se refugiarem em casas de parentes ou alugadas, entre outras. Ao todo, o órgão contabiliza 119 famílias qual acredita que cerca de 480 pessoas encontram-se nesta última situação.

Retorno - Não há previsão para o retorno das famílias. Segundo informações da Defesa Civil, o nível do rio continua a subir. A última medição informou que o Tocantins estava mais de nove metros acima do normal e continuava a subir. A situação se agrava ainda mais devido às fortes chuvas que vêm caindo na região, o represamento da água no encontro do rio Tocantins com o Araguaia e a abertura das comportas da barragem da hidrelétrica de Lajeado e Estreito.