quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

DRA CONCEIÇÃO MADEIRA PARTICIPA DE TRIBUNA LIVRE NA CÂMARA


A secretária Municipal de Saúde (Semus), Conceição Madeira, acompanhada do coordenador da Atenção Básica, Charles Miranda; do diretor clínico do Hospital Municipal de Imperatriz (HMI), Alisson Mota; do superintendente do Sistema de Regulação (Sisreg), Irisnaldo Félix, e do controlador-geral do município, Cândido Madeira, participou nesta quarta-feira (8) de uma Tribuna Livre na Câmara Municipal aberta pela presidência para uma espécie de prestação de conta das ações da saúde municipal em 2010.

Charles Miranda, coordenador da Atenção Básica, fez uma avaliação positiva da audiência pública parabenizando os vereadores pela concessão do espaço para prestação de contas das ações conquistadas na saúde pública neste ano em Imperatriz. “Em dois anos de governo Madeira, os avanços são inúmeros conquistados na saúde, embora o município enfrente dificuldades de ordens financeiras”, disse.

Ele garante que o município conseguiu melhorar substancialmente o atendimento à comunidade na área da saúde pública, principalmente na área da atenção básica nos bairros e povoados de Imperatriz.

Charles Miranda destacou à reportagem a ampliação das equipes do Programa Saúde da Família (PSF), do Programa de Saúde Bucal (PSB), aquisição de novos equipamentos, climatização das unidades básicas de saúde, aquisição de consultórios e aumento da frota de veículos da saúde.

“Os servidores da saúde participaram de cursos de capacitação, treinamentos e palestras que resultam em benefícios diretos à população imperatrizense, bem como os eventos e mutirões que são realizados nos bairros”, enfatiza o coordenador da Atenção Básica, da Semus.

Saúde do homem – Ele destacou ainda a implantação no começo deste ano do Programa Saúde do Homem (PSH) que contabiliza efetivamente resultados positivos nas unidades de saúde de Imperatriz. “Os homens são acometidos de patologias como câncer de próstata, doenças de pele, causadas por fumo ou álcool”, disse.

O superintendente do Sistema de Regulação (Sisreg) Irisnaldo Félix explicou aos vereadores e a comunidade durante a audiência pública os avanços obtidos com a implantação nas unidades de referência de saúde o Sistema de Regulação – Sisreg. “A meta é avançamos cada vez mais, levando esse atendimento aos postos de saúde, favorecendo também unidades que ficam distante do Centro”, conta.

Ele garantiu que meta do governo Madeira é implantar no próximo ano o Sistema de Regulação (Sisreg) de leito hospitalar. “A medida visa regular a parte da Unidade de Terapia Intensiva – UTI, e o fluxo de pacientes na urgência e emergência, inclusive os pacientes dos municípios circunvizinhos atendidos no hospital municipal”, disse.

Conquistas – A secretária Municipal de Saúde, Dra. Conceição Madeira, destaca no relatório de gestão 2010 a ampliação do espaço físico do pronto socorro do HMI; substituição dos bancos de madeira por “poltronas do papai”; reforma da recepção do Socorrão; reestruturação do posto de enfermagem do HMI Infantil; criação de uma sala de espera, para acompanhantes de pacientes que estão sendo operados e a criação da sala de exame de Eletrocardiograma.

Além disso, a secretária destaca a criação de sala para preparo de pacientes em pré-operatórios e para pacientes graves no pronto socorro; criação de duas enfermarias climatizada e individualizada; criação de uma ala climatizada para pacientes da urologia; reestruturação de protocolos e aprimoramento dos já existes; repousos para enfermagem, recepcionistas, maqueiros, porteiros e higienização (climatizados); criação do parque infantil; criação de enfermagem especial no posto II.

E ainda foram criadas a sala dos coordenadores e dos vestiários masculinos e femininos; reestruturação da rouparia; reestruturação da higienização; reestruturação da CCIH (Centro de Controle de Infecção Hospitalar); disponibilização de ambulância para transporte de pacientes exclusivos do hospital; aquisição de equipamentos permanentes para cozinha, UTI, bloco, farmácia e postos e implantação do serviço de colonoscopia e retossigmoidoscópica no HMI.