terça-feira, 12 de abril de 2011

DEFESA CIVIL NACIONAL

Teve inicio no dia (11) ás 11 horas da manhã com uma reunião no ministério da Integração Nacional a convite do ministro Fernando Bezerra Coelho e do secretário nacional de defesa civil Humberto Viana, reunião essa com os coordenadores estaduais de defesa civil, comandantes estaduais de corpo de bombeiros, convite estendido ao coordenador municipal de Imperatriz Maranhão Francisco das Chagas Silva (Chico Planalto).

O secretário nacional de defesa civil abriu a reunião solicitando a apresentação de cada autoridade presente e sua localidade, após as apresentações o ministro da Integração Nacional fez uma explanação do significado e objetivos do I seminário Internacional SOBRE GESTÃO INTERGRADA DE RISCO E DESASTRES, em seguida finalizou sua fala e passou os trabalhos para a coordenação do secretário nacional de defesa civil.

O secretário nacional de defesa civil Humberto Viana no inicio da sua fala conclamou apoio de todos os 27 coordenadores estaduais de defesa civil na árdua tarefa e de grande responsabilidade, que é fazer grandes transformações na maneira de se fazer defesa civil no Brasil, solicitou um maior intercambio dos coordenadores estaduais com os coordenadores municipais, agradeceu a presença de todos os presentes.

Após longo debate por todos os presentes às 14 horas foi encerrada a reunião e o secretário nacional convidou a todos para um almoço e reforçou o convite para a abertura oficial do I seminário às 20 horas no centro de convenções Ulisses Guimarães.

Vale ressaltar que nós da defesa civil de Imperatriz estávamos na companhia do comandante geral do corpo de bombeiro e coordenador estadual de defesa civil do maranhão o Coronel Marcos Paiva.

Especialista da Colômbia e Itália mostram experiências de seus países em Defesa Civil

Brasília - Cerca de 1.500 pessoas dentre autoridades, bombeiros, militares das forcas armadas, agentes municipais, cientistas, administradores públicos, coordenadores estaduais, municipais e profissionais do Sistema Nacional da Defesa Civil participam do segundo dia do Seminário Internacional sobre Gestão Integrada de Riscos e Desastres. Realizado pela Integração Nacional, em parceria com o Banco Mundial, o evento é uma troca de experiências internacionais com o intuito de aprimorar e adequar o Sistema Nacional de Defesa Civil Brasileiro. Na manhã desta terça-feira (12/04), o engenheiro colombiano e, doutor em Gestão Integral de Riscos, Omar Dario Cardona, abriu sua palestra exibindo os principais desastres que afetaram a Colômbia como o Terremoto de Popayán em 1983, Monserat no Caribe em 1997, El Salvador em 1991. “E o questionamento que faço é o seguinte: em quanto poderíamos aumentar porcentagem de vidas salvas com o uso de tecnologia mais eficazes?” Outro ponto destacado pelo especialista foi à distinção entre risco e desastre. “Risco significa a possibilidade que um evento perigoso aconteça. Há uma predisposição a susceptibilidade que os elementos opostos possam ocorrer. Já o desastre é um problema do desenvolvimento como elemento ambiental, ou sócio-natural”, explicou. Itália – Na sequência, o Sistema Civil de Proteção Italiano foi o tema da palestra ministrada pelo diretor da Proteção Civil Italiana, Giovani de Siervo, que fez uma apresentação geral do Departamento Civil de Proteção Italiano, criado devido a um grande desastre ocorrido no país, em novembro de 1980, sendo até hoje utilizado no País. “O Sistema é absurdamente complexo, não só do ponto de vista da logística, mas também devido aos números elevados de agregados”, explicou ele. Todos os ministérios italianos fazem parte do sistema, que abrange municípios, províncias e regiões. Cada departamento civil italiano possui quatro tarefas essenciais: mitigação, alerta, resposta e recuperação. Segundo Siervo, o Comitê Operacional do Sistema de Proteção Italiana é composto pelos Ministérios, Departamento Civil de Proteção, Corpo de Bombeiro, Exército, Polícia, Guarda Florestal, entre outros. “Em caso de desastres o Centro Funcional Italiano é acionado. Dessa forma, todos os atores ativos participam de vídeo-conferência em tempo real. As tomadas de decisões são simultâneas. E isso facilita a articulação dos agentes e colaboradores para agilidade das ações de assistências”, afirmou diretor. De acordo com Giovani de Siervo, os parceiros são fundamentais para a construção de uma Defesa Civil atuante e integrada, como o Banco Mundial e as empresas privadas. “Sabemos que a única forma de aprimorarmos nosso Sistema Civil de Proteção é a troca de experiências entre os países”, ressaltou Siervo.

CARTÃO DEFESA CIVIL SERÁ OFICIALIZADO HOJE (12/04)

Brasília – Ministério da Integração Nacional, Banco do Brasil e Controladoria-Geral da União assinam hoje (12/4), às 18h, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, o acordo de cooperação técnica para o desenvolvimento do Cartão de Pagamento da Defesa Civil.

O documento será assinado pelos ministros Fernando Bezerra Coelho (Integração), Jorge Hage Sobrinho (Controladoria-Geral), e pelo diretor de governo do Banco do Brasil, Paulo Roberto Lopes Ricci, no encerramento do segundo dia de palestras do Seminário Internacional sobre Gestão de Riscos e Desastres.

O objetivo do cartão é agilizar o repasse de recursos federais a Estados e municípios em situação de emergência ou calamidade pública com reconhecimento pela Secretaria Nacional de Defesa Civil, bem como fortalecer a gestão pública interfederativa, fomentar o controle governamental e social e promover a transparência do gasto público por meio da divulgação dos pagamentos realizados por meio do novo instrumento.

Os detalhes operacionais do CPDC serão explicados amanhã (13), às 11h, em uma oficina específica do Seminário Internacional sobre Gestão Integrada de Riscos e Desastres, no piso superior do Centro de Convenções.

Integração Nacional adotará o Cartão de Pagamento da Defesa Civil

Brasília – A partir do próximo mês, a transferência de recursos federais para Estados e municípios em situação de emergência e calamidade pública, reconhecida, deverá ser feita exclusivamente por meio do Cartão de Pagamento da Defesa Civil (CPDC). A novidade foi anunciada na noite desta segunda-feira (11\04), pelo ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, durante a abertura do primeiro Seminário Internacional sobre Gestão Integrada de Riscos e Desastres, que está sendo realizado pela Integração Nacional, em parceria com o Banco Mundial. Em pronunciamento dirigido aos mais de 1.500 participantes do evento, e ao presidente da República em exercício, Michel Temer, também presente à solenidade no Centro de Convenções de Brasília, o ministro explicou que o objetivo do Cartão é aumentar a transparência da execução dos recursos relacionados a ações de socorro, assistência e reabilitação, “O cartão proporcionará maior agilidade no processo de liberação de recursos, na medida em que dispensa a abertura de conta para recebimento, evitando inclusive erros na transmissão de dados cadastrais, além de melhorar significativamente a transparência na execução dos recursos, servindo como ferramenta para acompanhamento e fiscalização de prestação de contas, permitindo também o acompanhamento através do acesso a extratos, evitando a propagação de mau uso do recurso ou equívocos na sua aplicação” destacou o ministro.