quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Três embarcações apreendidas durante o final de semana

Durante operação de fiscalização no Rio Tocantins neste final de semana, a Marinha do Brasil fez a apreensão de um Jet ski e dois barcos de transporte de passageiros. O trabalho foi feito entre o Porto da Balsa e a Praia do Cacau. De acordo com o capitão-tenente da Marinha em Imperatriz, Hilquias Santiago, as embarcações foram retidas porque não estavam inscritas e as pessoas que conduziam os dois barcos não tinha habilitação. A situação, segundo a Marinha, colocava em risco a vida dos banhistas.

A Operação Verão ocorre desde o inicio do período de veraneio e é uma ação de educação que visa orientação e tirar de circulação as embarcações que trazem riscos a navegação. O órgão que controla a navegação no Rio Tocantins fiscalizou este final de semana 60 embarcações, dez delas com irregularidades. Sete veículos foram multados e três apreendidos.

Os condutores das embarcações apreendidas foram julgados na manhã desta segunda-feira pela autoridade local da Marinha. Um dos penalizados, que não quis se identificar, assumiu o erro. O barco dele estava superlotado e parte dos passageiros não usava o colete salva-vidas. O barqueiro ainda tentou minimizar a culpa: “muitos banhistas não colaboram para sua própria segurança, não aceita o colete ou pega e não coloca”, desabafa. O capitão Hilquias Santiago acentuou as recomendações: “é importante que a comunidade se conscientize que o turismo tem que preservar a integridade de sua família, e que no momento de entrar na embarcação o passageiro tem que observar 3 coisas: se possui coletes salva-vidas, se a embarcação é registrada na Marinha e se o condutor é habilitado”.

Por Hyana Reis