segunda-feira, 19 de julho de 2010

SERRA LIDERA E DILMA DO PT ESTÁ EM 3º


NA TERRA DOMINADA PELO PT DESDE 98, CANDIDATA DE LULA PATINA

Sai hoje uma pesquisa do Ibope para o Estado do Acre e o resultado é uma pedrada para a candidata do PT a presidente, Dilma Rousseff.

Eis os dados sobre a disputa presidencial (apenas entre os eleitores acrianos):

José Serra (PSDB) – 39%
Marina Silva (PV) – 29%
Dilma Rousseff (PT) – 16%

A pesquisa do Ibope no Acre foi realizada de 12 a 14 de julho. O registro no TSE é 19.641/2010. Foram entrevistados 602 eleitores e a margem de erro é de 4 pontos percentuais. O levantamento foi encomendado pela Federação das Indústrias do Acre. Aqui, levantamentos anteriores no Estado. Aqui, pesquisas presidenciais.

Lula sabe que as coisas não vão bem no Acre. Em geral, o presidente fala aos seus aliados: “Eu até compreendo que a Dilma possa ficar atrás da Marina, que é de lá. Mas do Serra não dá”.

A lógica no Acre seria Marina Silva, senadora pelo Estado, até liderar todas as sondagens sobre a disputa para o Palácio do Planalto. Marina fez carreira no PT acriano e é muito popular em sua terra. Nesse sentido, o resultado do Ibope é realmente uma surpresa ao dar o tucano José Serra em 1º lugar.

O Acre tem apenas 461.969 eleitores (0,34% do país), segundo dados do TSE (base de abril). Ou seja, não é grave quando um candidato a presidente perde a eleição entre os acrianos. Mas trata-se de uma local emblemático para o PT: é o Estado no qual o modelo petista de governar tem sido mais longevo.

Lula ganhou no Estado no primeiro turno de 2002 com 46,8%. À época, José Serra (PSDB) teve 19% dos votos dos acrianos. No primeiro turno de 2006, o petista votou a vencer com 58,6% contra 37,3% de Geraldo Alckmin (PSDB). Ou seja, apesar da hegemonia lulista, já era possível notar algum avanço do voto tucano há 4 anos. Agora, o PSDB lidera no Estado na disputa presidencial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário