quinta-feira, 11 de novembro de 2010

SAÚDE DE IMPERATRIZ

O superintendente municipal do Sistema de Regulação Municipal (Sisreg), Irisnaldo Félix, explicou ontem, em entrevista à imprensa, que o acúmulo de usuários do Sistema Único de Saúde no Posto de Saúde Três Poderes foi devido à demanda reprimida dos recentes feriados.
Esclareceu ainda que não havia necessidade da “corrida” para os Três Poderes, já que os postos de saúde da Vila Nova, Vila Lobão, Cafeteira, Santa Rita, Nova Imperatriz e Milton Lopes já contam com sistema de marcação de exames e consultas de rotina, como sangue, urina, fezes, e raio-X, que correspondem a 80% da demanda de quem esteve nos Três Poderes na manhã de ontem.
“Não existe necessidade dos usuários se acumularem nos Três Poderes. Esse serviço foi descentralizado para os maiores postos de saúde do município”, informou o médico, que acrescentou que no Três Poderes só serão marcados ou agendados os exames de alta complexidade, sendo que os de rotina serão agendados nos postos de saúde anunciados.
No caso dos exames mais complexos, Irisnaldo Félix informa que, para evitar filas, cada procedimento passará a ter um dia fixo na semana para ser marcado. “O usuário vai receber uma senha com o dia e hora marcados para a autorização”.
Na mesma entrevista, o superintendente de regulação informou que com o objetivo de melhorar a marcação de exames e consultas a Prefeitura já começou a implantar na cidade o Sisreg, sistema on line, criado pelo Governo Federal para o gerenciamento de todo o complexo regulatório indo da rede básica à internação hospitalar, visando a humanização dos serviços, maior controle do fluxo e otimização na utilização dos recursos.
Conforme Irisnaldo, a descentralização da marcação de exames e consulta nos seis postos de saúde do município já faz parte da implantação desse sistema. O próximo passo para implantação desse sistema será com relação às internações hospitalares.
Por esse sistema, explica o superintendente, quando as cidades pactuadas com Imperatriz precisarem de alguma internação, obrigatoriamente terão que informar o Sisreg. Dessa forma, quando o paciente chegar, já saberá até o nome do médico que o atenderá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário