quarta-feira, 8 de junho de 2011

SUPREMO MANTÉM DECISÃO DE LULA E LIBERTA CESARE BATTISTI

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quarta-feira (8) manter a determinação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que no dia 31 de dezembro do ano passado, negou o pedido de extradição do ex-ativista de esquerda Cesare Battisti.
Preso no Brasil desde 2007, o italiano deve ser libertado até esta quinta-feira (9). A assessoria do presidente do Supremo, Cézar Peluso, informou que, ainda nesta quarta, ele assinará o alvará de soltura de Battisti.
Depois da decisão de Lula, Battisti poderia ter sido solto, mas a República da Itália voltou ao STF e o caso – que já havia sido arquivado – foi reaberto, em janeiro deste ano. Acusado de quatro assassinatos, ocorridos na Itália, durante a luta armada na década de 70, Battisti foi condenado à prisão perpétua em seu país de origem.
Em um voto de cerca de duas horas, marcado por bate-bocas e provocações, o relator do caso, ministro Gilmar Mendes, defendeu a anulação do ato do ex- presidente e negou o pedido de liberdade feito pela defesa de Battisti. Mas, por 6 votos a 3, a maioria determinou que o ex-ativista seja solto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário