sábado, 6 de abril de 2013

PEC de deputado maranhense é "péssima" para a sociedade, diz Joaquim Barbosa

Do: Congresso em Foco

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, fez críticas nesta sexta-feira (5) à Proposta de Emenda à Constituição 37/2011, a PEC 37, que atribui exclusivamente às polícias Federal e Civil a competência para a investigação criminal, além de determinar que o Ministério Público não tem como atribuição conduzir apurações sobre indícios de crime. A proposta foi aprovada em comissão especial, com relatoria do deputado Fábio Trad (PMDB-MS).


Joaquim Barbosa condenou o propósito da PEC 37, de autoria do deputado Lourival Mendes (PTdoB-MA), ao participar de aula magna na Universidade de Brasília (UnB). “Acho péssimo, péssimo. A sociedade brasileira não merece uma coisa dessas”, afirmou o magistrado, em rápida entrevista a jornalistas que o abordaram no evento, sem explicar as razões para tal opinião.

Defendida principalmente pelos delegados de polícia, a PEC 37 sofre forte oposição tanto do Ministério Público (MP) quanto de diversas entidades da sociedade civil, que a batizaram de “PEC da Impunidade”. Eles entendem que a emenda, se aprovada, aumentará a interferência política em inquéritos policiais (já que as polícias Federal e Civil são subordinadas ao Executivo); retirará da investigação um organismo – o MP – que em praticamente todo o mundo civilizado participa da apuração criminal; e representará um retrocesso no combate ao crime.

Os delegados rebatem, argumentando que o Ministério Público brasileiro acumulou poderes excessivos, e que não pode, ao mesmo tempo, investigar e oferecer a denúncia criminal à Justiça. A investigação, alegam os defensores da PEC 37, fica contaminada quando exercida por quem tem a incumbência legal de acusar.

Uma Opinião do Blog:  Não quero fazer julgamento ou acusar ninguém, mais é muito estranho um outro órgão querer vetar o outro, se nada tem a temer, ou esconder porque querer calar ou silenciar uma instituição seria igual o MP. 

2 comentários:

  1. È porque o ministério publico botou muita gente grande principalmente políticos na cadeia...

    ResponderExcluir
  2. Sempre que observamos essas atitudes de qualquer órgão é de se estranhar. Meu caro Dilson, se os DELEGADOS e POLÍTICOS nada tem a temer, porque querer barrar o MP, deveriam era agradecer a parceria, mais isso é pelo fato de se sentirem ameaçados, fato esse ocorre em outros setores, quando surge alguém ou um órgão qual coloca eles em insegurança, dão sempre um jeitinho de tentarem afastar!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir